Pulsão de morte (em alemão: Todestrieb), também conhecida como Tânato, é um termo introduzido pelo psicanalista austríaco Sigmund Freud em 1920. ... Este conceito foi traduzido como "oposição entre os instintos do ego ou da morte e os instintos sexuais ou de vida".
Uma zona erógena é uma parte do corpo que recebeu uma estimulação e ficou marcada como um local de prazer. Assim, o corpo é um conjunto de zonas erógenas e cada um tem seu mapa, sua geografia de prazer. As zonas erógenas estão associadas a determinadas partes do corpo: olhos, boca, ouvidos, genitais, etc.
Segundo Mandet (1993), o corpo a que se refere a psicanálise é o corpo enquanto objeto para o psiquismo, é o corpo da representação inconsciente, o corpo investido numa relação de significação, construído em seus fantasmas e em sua história.
Na teoria psicanalítica, o sintoma é uma formação do inconsciente, que deve ser valorizada justamente por ser uma das principais vias de acesso àquilo que o paciente guarda de mais íntimo e precioso: sua subjetividade – na contramão do que é apreciado pela Medicina, que o considera como carência ou distúrbio.
Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...
O conceito de pulsão permite-nos, portanto, compreender os fenômenos psíquicos pulsionais como aqueles que representam, no sentido de estar no lugar de outra coisa. Isto é, a pulsão seria a representante dos estímulos corporais no psiquismo.
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Foi considerado o pai da psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea.
O que significa 'moção pulsional' (Triebregung)? Segundo Laplanche & Pontalis (1967), entre Triebregung e Trieb (pulsão), existe uma diferença muito pequena: “a moção pulsional é a pulsão em acto, considerada no momento em que uma modificação orgânica a põe em movimento” (p.
Enquanto o instinto é uma pressão que vai dirigir o organismo de um ser vivo para um fim específico e particular, pela necessidade, a pulsão é uma força que vai tender o ser humano para um alvo específico, com uma direção e um representante. O instinto, portanto, é a força que inicia a NECESSIDADE de uma ação.
Em física e engenharia, "Trieb" é usado no termo "Triebkraft", que significa força motriz, ou seja, a força que impulsiona uma máquina ou sistema.
O conceito de pulsão escópica permitiu à psicanálise restabelecer uma função de atividade para o olho não mais como fonte de visão, mas como fonte de libido. Onde os antigos têm o conceito de raio visual e fogo do olhar, a psicanálise descobre a libido de ver e o objeto olhar como manifestação da vida sexual.
Esta démarche introduz a voz como um objeto da pulsão (invocante), ao lado do seio (pulsão oral), das fezes (pulsão anal) e do olhar (pulsão escópica). No campo pulsional, a pulsão invocante adquire, pouco a pouco, estatuto particular pelo fato de sua ligação estreita com o significante e a fala.
Nessa direção, Freud (1915) define quatro destinos possíveis para a pulsão: 1- Reversão ao seu oposto, o qual é desdobrado a partir de duas operações: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo; 2- Retorno ao próprio eu; 3- Recalque; e 4- Sublimação.
Instinto de Vida (Eros) Às vezes referidos como instintos sexuais, os instintos de vida são aqueles que lidam com a sobrevivência básica, prazer, e reprodução. ... Enquanto eles são freqüentemente chamados de instintos sexuais, essas unidades também incluem coisas como sede, fome, assim como evitar a dor.
O AMOR E A BÍBLIA Temos basicamente 4 (quatro) palavras gregas para se traduzir como AMOR. ... EROS (físico, sexual) Eros é o “deus grego do amor”, também conhecido como o “deus do caos” cupido (amor em latim) A primeira palavra grega é “Eros”. Aparece com freqüência na literatura grega secular.
- Philos é o Amor sobre a forma de amizade. É aquilo que eu sinto por você e pelos outros. Quando a chama de Eros não consegue mais brilhar, é Philos que mantém os casais juntos.
Índice
De acordo com a psicóloga clínica Kristina Hallett disse ao site mindbodygreen.com, existem dois tipos principais de amor interpessoal: amor apaixonado (que é o que pensamos como amor romântico, envolvendo atração e desejo sexual) e apego (também conhecido como amor compassivo, que pode ser entre cuidadores e filhos).
As 5 linguagens do amor
Quais São as Cinco Linguagens do Amor? Tempo de Qualidade; Palavras de Afirmação; Presentes; Toque Físico e Serviços. Segundo Chapman, que já soma mais de 30 anos de experiência em aconselhamento de casais, essas são as cinco linguagens do amor.
Segundo o autor Gary Chapman, as cinco linguagens do amor são:
Existem 5 linguagens de amor: palavras de afirmação, qualidade de tempo, receber presentes, atitudes de serviço e toque físico. Ao fazer o teste vai descobrir qual a sua! Poderá compreender melhor como se sente amado e também como amar as outras pessoas ao seu redor.