1) Unidade semântica Um texto deve tratar, do início ao fim, de um só tema. Isso é chamado de unidade semântica.
A sintaxe é a parte da gramática que se preocupa com a relação entre as palavras. A semântica forma o sentido. ... Equivale a anoiteceu, a palavra "noite" se relaciona com a palavra “ela", explicando quem é "ela", como se houvesse o “ou seja.” 2) Ela, à noite, chegou.
Caracterizam-se pelas relações de semelhança existente entre palavras e expressões que se efetivam tanto de ordem morfológica (quando pertencem à mesma classe gramatical), sintática (quando há semelhança entre frases ou orações) e semântica (quando há correspondência de sentido entre os termos).
Processo de identificação de cada elemento de uma frase verbal. A análise sintática é a parte da gramática que estuda e classifica cada um dos elementos que integram o período de uma frase. Cabe à análise sintática estudar o período a partir da estrutura e relação semântica.
fonologia, o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua; morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras; sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.
A Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. ... A Sintaxe é a parte que estuda a função que as palavras desempenham dentro da oração.
Se o objeto de estudo é a palavra, tem-se a análise morfológica. Entretanto, se a busca é por sua função na oração, surge a análise sintática. Quando a análise ocorre no âmbito da palavra e da frase, ou seja, quando o estudo envolve classe gramatical e função sintática, temos a Morfossintaxe.
Resposta. A morfossintaxe é a união dos dois contextos de estudo da língua portuguesa. Morfossintaxe é a apreciação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras nas orações. "Morfo" provém de forma, ou seja, a formação das palavras.