EQST

O Que Uma Pesquisa Fenomenolgica?

O que é uma pesquisa fenomenológica?

Amatuzzi (2009, p. 5) afirma que a pesquisa fenomenológica é uma forma de pesquisa qualitativa que “designa o estudo do vivido, ou da experiência imediata pré-reflexiva, visando descrever seu significado; ou qualquer estudo que tome o vivido como pista ou método.

O que é fenomenologia exemplos?

O campo da fenomenologia começou em 1901, quando Husserl publicou as Investigações lógicas, seu primeiro grande trabalho, que analisou as relações entre atos mentais e seus referentes externos. ... Por exemplo, alguém pode odiar ou amar um objeto ou ideal.

O que é intencionalidade para a fenomenologia?

O princípio da fenomenologia está no conceito de intencionalidade, que significa justamente "visar alguma coisa" ou "direcionar-se a algo". Este conceito não se refere a uma finalidade, mas a direção. ... Deste modo, toda consciência é intencional, pois sempre tende a algo que está fora de si, é sempre consciência de algo.

O que é a fenomenologia de Kant?

Para Kant, fenomenologia é o nome da ciência que estuda a matéria enquanto objeto possível da experiência. Este filósofo postula, ainda, a necessidade de uma phenomenologia generalis, que trace a distinção entre os âmbitos sensível e inteligível.

Qual o princípio básico da fenomenologia?

Seu postulado básico é estabelecer a dicotomia entre razão e experiência. d) A fenomenologia pretende realizar a superação da dicotomia razão-experiência no processo do conhecimento, afirmando que toda consciência é intencional, ou seja, o objeto só existe para um sujeito que lhe dá significado.

O que é pesquisa qualitativa fenomenológica?

Resumo: A modalidade de pesquisa qualitativa de base fenomenológica é uma proposição metodológica definida nas Ciências Humanas como possibilidade de estudos em diversas áreas do conhecimento científico.

O que é investigação fenomenológica?

Método Fenomenológico é um método de pesquisa, ou seja, método científico que se define como estudo de um fenômeno tal qual ele se apresenta à percepção, para descobrir sua significação.

Qual das alternativas aborda o que é a fenomenologia?

Fenomenologia é o estudo de um conjunto de fenômenos e como se manifestam, seja através do tempo ou do espaço. ... Na psicologia, a fenomenologia baseia-se em um método que busca entender a vivência dos pacientes no mundo em que vivem, além de compreender como esses pacientes percebem o mundo a sua volta.

Quais os tipos de fenomenologia?

Temos, basicamente, três tipos de Fenomenologia: * 1) Fenomenologia Transcendental de Husserl; * 2) Fenomenologia Existencial de Jean Paul Sartre (1905-1980), e Maurice Merleau Ponty (1908-1961); * 3) Fenomenologia Hermenêutica de Martin Heidegger (1889-1976), Hans Georg Gadamer (n.

Qual é o conceito de intencionalidade?

O conceito de intencionalidade (do latim intentio) foi primeiramente usado em filosofia pelos escolásticos para indicar o caráter representativo do objeto imanente em relação ao objeto exterior, e, portanto, para designar a consciência como luminosa, como tendo um sentido relativamente a esse objeto.

Qual o significado do termo intencionalidade?

substantivo feminino Caráter de intencional. [Filosofia] Caráter orientado, adaptado ao futuro imediato, de certos conteúdos da consciência.

O que é Epoché na fenomenologia?

Para a fenomenologia, a epoché é a abstenção do pensamento ante a constância do “espetáculo do mundo”, ela é definida na Krisis-Schrift como uma “distância em relação às validações naturais ingênuas” (Husserl, 1989, p. 154).

Quais são os conceitos principais da fenomenologia Husserliana?

Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p. 18).

São conceitos Fenomenológicos existenciais?

O existencialismo fenomenológico considera cada ser único e dono do seu destino. Essa abordagem tem como base principal o sentido do ser. Com base nesse pensamento a consciência nos chama a assumir nossa culpa, ou seja, assumir a responsabilidade por todas as nossas ações, e os resultados que esta gera em nossas vidas.

Qual é o fundamento básico da fenomenologia de Husserl?

Husserl apresenta a sua fenomenologia como um método de investigação que tem o propósito de apreender o fenômeno , isto é, a aparição das coisas à consciência, de uma maneira rigorosa. “Como um método de pesquisa, a fenomenologia é uma forma radical de pensar” (MARTINS, 2006, p. 18).

Quais os tipos de pesquisa qualitativa?

Tipos de pesquisa qualitativa
  • Etnografia.
  • Pesquisa participativa.
  • Pesquisa-ação.
  • Pesquisa etnográfica aplicada à educação.
  • História de vida.
  • Análise temática.
  • Bibliografia adicional.