Esse nome serve para designar objetos de vidro ou cristal coloridos, levemente opacos. Feitos à base de sal, chumbo, potássio e óxido de estanho, eles nos remetem à opala nobre, pedra preciosa de brilho suave, mais ou menos translúcida.
A temperatura mais alta na superfície da Terra foi registrada no mesmo Vale da Morte em 10 de julho de 1913: foram 56 graus Celsius.
Situada no noroeste da Líbia, cerca de 40 km ao sul de Trípoli, capital do país, a cidade de Al Aziziyah conheceu em 1922 a maior temperatura ambiente registrada até então em nosso planeta: nada menos que 57,8 graus centígrados.
Temperatura é suficiente para derreter prótons e nêutrons. Cientistas criaram a temperatura mais alta da história em laboratório - 4 trilhões de graus Celsius -, quente o suficiente para desintegrar a matéria e transformá-la no tipo de sopa que existiu milionésimos de segundos depois do nascimento do universo.
Zero absoluto é a mais baixa temperatura que pode ser representada em qualquer escala termométrica. Trata-se de uma temperatura teórica, equivalente a 0 K (lê-se zero kelvin), na qual todas as partículas constituintes de um sistema termodinâmico devem encontrar-se perfeitamente em repouso.