Pessoa cujos feitos são inacreditáveis, que realizou proezas que suplantam os limites da imaginação. Após a conquista do Mundial de Xadrez, seu Mário, a lenda viva, resolveu dedicar-se também ao cultivo de orquídeas.
As lendas folclóricas contam relatos de diferentes povos e tribos, contendo várias diferenças sociais e culturais. Nesse contexto, é interessante perguntar a cada criança sobre algo que faz parte da cultura dela e da sua família. Depois, buscar ressaltar a importância de respeitar a cultura do outro.
As brincadeiras folclóricas são importantes legados da cultura popular que contribuem para o fortalecimento do acervo cultural de uma nação. Através delas é possível compreender crenças e valores de determinado grupo social. Assim, a preservação dessas brincadeiras é uma forma de conhecer o passado e presente.
1965
O Museu Regional de São João del-Rei/Ibram promove a I Semana do Folclore entre os dias 15 e 22 de agosto. O tema é a Mãe do Ouro, conto popular conhecido na região. Algumas pessoas afirmam que a lenda se trata do espírito guardião que surge na forma de uma bola luminosa defendendo seu território onde guarda ouro.
O Dia do Folclore é festejado a 22 de agosto porque foi nessa data, em 1846, que o inglês William John Thoms lançou a palavra "folclore", composta por duas expressões: "folk" --do inglês, significando "povo", e "lore", significando "estudo" ou "aquilo que faz o folk".