Fluorose dentária - causas Como principais causas para a fluorose dentária podemos apontar o consumo de água excessivamente fluoretada, ou certos alimentos e produtos industrializados, juntamente com a ingestão prolongada de algum tipo de gotas ou comprimidos contendo flúor.
Uma dica para quem precisa de uma opção mais econômica, é banhar-se em balde com água já purificada de flúor e cloro - uma maneira de reduzir drasticamente o flúor e também a conta de luz! Use de preferência balde de aço inox.
No mercado, pode-se encontrar alguns produtos que apresentam alternativas para o flúor, com a mesma função de combate às cáries, como a clorexidina, xilitol e a malva.
Por que?! “O flúor em excesso é prejudicial à saúde, estudos comprovam que ele é acumulativo na tireóide e na glândula pineal” Sim, com essas palavras, com essa pontuação e sem qualquer fonte. ...
Apesar de ser necessário ao organismo, o flúor, quando em excesso, pode causar manchas brancas nos dentes, osteoporose e até mesmo a morte por envenenamento. O flúor é um elemento tóxico aos humanos e à natureza, que também sofre danos quando ele é levado por esgoto (veja mais aqui e aqui).
Creme Dental Sem Fluor
O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.
Segundo o profissional, o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário do processo de desmineralização, ou seja, a perda de minerais, por conta dos alimentos ácidos, como vinagre, suco de laranja, refrigerante, entre outros, que consumimos no dia a dia.
O flúor previne o aparecimento de cáries ao fortalecer o esmalte do dente, uma vez que ele reduz a velocidade de desmineralização. O flúor reage com a matriz mineral da superfície do esmalte, formando fluorapatita, que é menos solúvel em ácido do que a hidroxiapatita.
Além de remineralizar os dentes sistematicamente e topicamente, o flúor também ajuda a prevenir cáries, afetando as bactérias na placa e dificultando a produção dos ácidos que causam deterioração.
A aplicação do flúor pode ser feita a cada 6 meses, ou conforme orientação do dentista, e é muito importante para evitar o desenvolvimento de infecções, cáries e desgaste dos dentes.
“Após duas horas do procedimento a escovação pode ser feita normalmente”, diz. Mantenha o hábito principalmente após as refeições para evitar o surgimento de doenças bucais e garantir um efeito maior da profilaxia. Além da escovação, não deixe de usar os outros itens de limpeza, como o fio dental e o enxaguante.
Sim, é perfeitamente normal sentir sensibilidade após a raspagem por até 15 dias, mas consulte seu dentista para que o mesmo lhe recomende produtos adequados para este período e consequentemente diminua a sintomatologia. Sangramento na gengiva é um sinal de inflamação.
Limpeza de Dentes A limpeza demora cerca de trinta a sessenta minutos. O tempo da duração depende da quantidade de tártaro acumulado e placa bacteriana a remover.