Células diploides e haploides são células encontradas no corpo humano em condições normais. A principal diferença entre elas se deve ao número de cromossomos que cada célula é composta. As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).
Embora essas cópias do DNA sejam idênticas, os cromossomos que carregam são aproximadamente do mesmo tamanho e têm a mesma informação genética de seus predecessores. Portanto, tecnicamente falando, os cromossomos produzidos durante a mitose são homólogos a um nível extremo.
Cromossomos homólogos são cromossomos que tem origem paterna e materna e apresentam as mesmas características de genes, eles são iguais, ou seja, formam um par. Eles só exitem nas células somáticas das espécies diploides (possuem 2n cromossomos) . Neste par, os dois homólogos tem a mesmas características de genes.
Como na mitose, os cromossomos começam a se condensar, mas na meiose I, eles também pareiam. Cada cromossomo cuidadosamente se alinha com o seu par homólogo, de forma que os dois se combinem ao longo de suas porções correspondentes por todo seu comprimento.
A meiose é importante pois confere as características dos dois indivíduos presentes na reprodução, o pai e a mãe, ou seja, para formação da nova célula se usa metade de cada gene, com isso temos a variabilidade genética nas espécies animais, essa mistura de material genético chama-se crossing over.
Sua relação com as transmissão das características hereditárias : Possui duas divisões celulares, onde uma delas é a meiose ,que possui várias fases e uma delas é a profase I,onde você possui várias subfases sendo uma delas o paquíteno que é onde os cromossos irão fazer a troca de material genético,crossing over.
A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada. A meiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade.
Embora também se trate de uma sequência de eventos, na meiose a célula mãe dá origem a quatro outras células. A característica principal é que essas quatro células geradas contêm apenas metade dos cromossomos da progenitora. Assim, a meiose se relaciona com a formação dos gametas e com a reprodução sexuada.
A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características. A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos.
Fases da meiose A meiose é um processo com duas divisões celulares. As primeiras etapas são chamadas prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Após o término da primeira divisão, começam a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II, sendo que nesta etapa as células filhas são haploides.
A mitose é o processo de divisão celular, contínuo, pelo qual as células dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. A partir de uma célula inicial, formam-se duas células idênticas e com o mesmo número de cromossomos. ... A mitose apresenta 5 fases: prófase, prometáfase, metáfase, anáfase e telófase.