EQST

O Que Um Triac E Como Funciona?

O que é um triac e como funciona?

Um TRIAC, ou "triodo para corrente alternada", é um componente eletrônico semelhante a dois retificadores controlados de silício (SCR/tiristores) ligados em antiparalelo, porém com construção que permite operação com um único terminal de disparo ("gate").

Como polarizar um triac?

Com polarização direta (terminal Nº2 positivo em relação ao terminal Nº1) ou polarização inversa (terminal Nº2 negativo em relação ao terminal Nº1), o triac apresenta inicialmente um estado bloqueado passando à condução quando se atinge a tensão de rutura.

O que é ângulo de disparo do triac?

Neste circuito o angulo de disparo é no máximo 90º, pois a tensão de anodo e a tensão de gate estão em fase. O diodo protege o gate de tensão reversa no semi ciclo negativo. Se RV aumentar o angulo de disparo aumenta, pois será necessário mais corrente ( portanto mais tensão) para disparar o SCR, Figura 1.

Como usar Triac?

O TRIAC é usado em circuitos de corrente alternada (apenas) ligado em série com a carga, conforme será possível ver na figura 4. Para dispará-lo devemos aplicar uma tensão positiva ou negativa em sua comporta, o que permite fazer seu disparo nos circuitos de corrente alternada em qualquer dos semiciclos.

Como calcular o ângulo de disparo do triac?

sin (θ) θ = ωt α é o ângulo de disparo do SCR, medido a partir do cruzamento da tensão com o zero.

Como deve ser o sinal adequado de disparo de um SCR Porquê?

Este terminal é responsável pelo controle da condução (disparo). Em condições normais de operação, para um SCR conduzir, além de polarizado adequadamente (tensão positiva no Ânodo), deve receber um sinal de corrente no gatilho, geralmente um pulso.

O que é um circuito de disparo?

Circuito de Disparo – Fornecer a corrente necessária para disparo do tiristor. tiristor.

Quais os métodos de disparo dos tiristores?

t Disparo por aumento de temperatura. t Disparo por luz ou radiação. Em condução, a queda de tensão entre os terminais MT1 e MT2 geralmente está entre 1 e 2 V. O TRIAC pode ser disparado tanto por pulso positivo, quanto por pulso negativo.

Quais são os vários tipos de tiristores?

Tipos de tiristores

  • SCR (Silicon Controlled Rectifier) ...
  • GTO (Gate Turn-Off thyristor) ...
  • TRIAC (TRIode for Alternating Current) ...
  • DIAC (Diode for Alternating Current) ...
  • LA-SCR (Light Activated SCR)

São maneiras de disparar um SCR?

Para disparar o SCR ‚ preciso que o anodo esteja positivo em relação ao catodo, e que o sinal de disparo tenha uma tensão mínima de acordo com as especificações deste componente, positiva em relação ao catodo e que force a circulação da corrente mínima que realimentando os "transistores" equivalentes levem-nos à ...

Como energizar um tiristor corretamente?

- Se não for possível utilizar um SCR menos sensível ou reduzir a sensibilidade, aplique uma pequena tensão de polarização inversa à comporta do tiristor durante os períodos em que ele está desligado. Isso tem por efeito aumentar IL e com isso evitar o disparo com a fuga entre anodo e catodo.

Como usar o tiristor?

O tiristor é formado por quatro camadas semicondutoras, alternadamente p-n-p-n, possuindo 3 terminais: anodo e catodo, pelos quais flui a corrente, e a porta (ou gate) que, a uma injeção de corrente, faz com que se estabeleça a corrente anódica. A figura 2.

Como funciona o tiristor SCR?

Um SCR possui três conexões: ânodo, cátodo e gate, também chamado de gatilho. ... Se o gate não for acionado, o tiristor não conduz; se acionado, o SCR conduz caso a corrente vá do ânodo para o cátodo. Em corrente alternada, a cada alternância de semiciclo da tensão, o SCR comuta.

Como se mede um tiristor?

Método: 1. Selecionar a função medição de resistência no multímetro. 2. Conectar o positivo do multímetro no gate e o negativo no catodo do tiristor 1, o valor medido deve ser de até 40Ω (válido para componentes de potência fabricados pela SEMIKRON), não podendo estar em curto.

Como funciona um SCR quando polarizado diretamente?

Quando o SCR está diretamente polarizado (ânodo é positivo em relação ao cátodo) e uma tensão positiva (com relação ao cátodo) é aplicada na porta (G) faz com que o SCR entre no estado ligado, funcionando assim, como um diodo. Entretanto, não é a porta que interrompe a corrente que circula no SCR.

Que efeito tem a corrente de porta no SCR depois que o dispositivo passa para o estado ligado?

Em seu estado normal o SCR bloqueia a passagem de corrente (ou tensão) entre os seus dois terminais. Porém quando o eletrodo do GATE é submetido a uma voltagem apropriada, a corrente passará livremente e levando a carga ao estado ligado ("ON").

Qual a finalidade do terminal de gatilho nos tiristores?

terminal conhecido como Gatilho (Gate ou Porta). Este terminal é responsável pelo controle da condução (disparo). Em condições normais de operação, para um SCR conduzir, além de polarizado adequadamente (tensão positiva no Ânodo), deve receber um sinal de corrente no gatilho, geralmente um pulso.

Como funciona o GTO?

O GTO permite o desligamento pelo gate, por pulso negativo de alta corrente, daí o nome (Gate Turn Off, desligamento pelo gate). Estruturalmente, é similar ao SCR, mas a dopagem e a geometria da camada do gate permite minimizar o sobre-aquecimento durante o desligamento (o que destruiria um SCR).

Como funciona o circuito RC de disparo de tiristores?

A altas temperaturas, a corrente de fuga numa junção p-n reversamente polarizada dobra aproximadamente com o aumento de 8o C. Assim, a elevação da temperatura pode levar a uma corrente através de J2 suficiente para levar o tiristor à condução. É o método usual de disparo do SCR, já tendo sido descrito anteriormente.

Como se pode bloquear o tiristor quando este se acha no estado de condução?

2. Como se pode bloquear o tiristor quando este se acha no estado de condução? Mediante a aplicação de uma corrente inversa entre anodo a catodo. O tempo dessa aplicação deve ser superior ao “tempo de bloqueio”.

O que é tensão limiar de condução de um diodo semicondutor?

É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica entre outras aplicações. ... Possui uma queda de tensão de, aproximadamente, 0,3 V (germânio) e 0,7 V (silício).

Qual a função dos diodos de potência?

Diodos de Potência. Um diodo semicondutor é uma estrutura P-N que, dentro de seus limites de tensão e de corrente, permite a passagem de corrente em um único sentido. ... Esta corrente reversa independe da tensão reversa aplicada, variando, basicamente, com a temperatura.

O que é um diodo de condução controlada?

Diodo Zener (também conhecido como diodo regulador de tensão , diodo de tensão constante, diodo de ruptura ou diodo de condução reversa) é um dispositivo ou componente eletrônico semelhante a um diodo semicondutor, especialmente projetado para trabalhar sob o regime de condução inversa, ou seja, acima da tensão de ...

O que é um diodo retificador?

Os diodos retificadores são dispositivos condutores de energia elétrica, compostos por um terminal positivo e outro terminal negativo. ... Essas características permitem aos diodos retificadores realizar a transferência de energia, transformando corrente alternada em corrente elétrica contínua.