O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
Características do gênero lírico
O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários, ao lado do gênero dramático e épico. ... No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa.
Esse termo designa uma espécie de narrador do poema, e assim seria chamado se não estivéssemos falando dos textos literários, sobretudo do gênero lírico. Quando você lê um poema e percebe a manifestação de um “eu literário”, aquela voz, aquela personagem presente nos versos, não é necessariamente o autor real do poema.
Quando existe um eu lírico, o poema sempre precisa ser narrado em primeira pessoa (eu). Por este motivo, às vezes as pessoas leem um poema e acham que ele está falando sobre a vida do poeta. Quando um poeta escreve sobre sua vida e seus próprios sentimentos, então não existe eu lírico.
A representação do amor poético O eu lírico discorre sobre um amor encantador, que move os sentimentos sem esperar algo em troca. Esse eu lírico foi um dos mais representados nos poemas de todo o mundo. Utilizados, inclusive, para a conquista da pessoa amada.
Eu lírico. O eu lírico, sujeito lírico ou voz lírica é um termo usado dentro da literatura para designar o pensamento geral daquele que está narrando um poema. É usado em textos do gênero lírico, que são caracterizados pela expressão dos sentimentos e da subjetividade.
Resposta. O eu lírico do poema se refere a mulher amada. Os sentimentos expressos são dor e saudade.
Em cismar, sozinho, à noite, Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá. Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar -sozinho, à noite- Mais prazer eu encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá.
Resposta. Resposta: O pagamento justo é a sua vida e a sua alma.
Na primeira estrofe, o eu lírico exalta a figura da mulher amada, falando da beleza de seus olhos e do efeito que causa em quem os vê. Na segunda estrofe, o poeta exalta ainda mais as virtudes da mulher amada, ressaltando que, para merecer o seu olhar, deu sua vida e alma.
Resposta. 5- O que o eu lírico (estrofes 3 e 4), que antes era inocente, conseguiu entender agora já adulto? Justifique. Ele descobriu que nem tudo que as pessoas falam é verdade.
Na música asa branca o eu lírico é um nordestino que sofre por causa de uma seca em suas terras e morte de seu gado.
José representa o sentimento coletivo da sociedade. Explicação: Porque a sociedade naquela época que é escrito o livro passava pela segunda guerra mundial que estava gerando na sociedade um sentimento de solidão e desesperança.
Resposta. Resposta: No poema "Se às vezes digo que as flores sorriem" o eu lírico encara a relação entre cultura humana e natureza a expor que parte da humanidade não consegue compreender o mundo natural.