Átomos e Moléculas. Todas as substancias que existem são constituídas de átomos e moléculas. Podemos ter substâncias simples ( ferro, oxigênio, hidrogênio, cobre, etc) e substâncias compostas ( água, sal, etc). Por exemplo a água é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, a sua formula química é H2O.
1) Todos os seres vivos desse Planeta são feitos de basicamente de átomos de carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e alguns outros elementos em menor quantidade. 2) Esses átomos formam unidades monoméricas que quando polimerizadas, formam unidades maiores chamadas monômeros.
As biomoléculas precisam de seres vivos para desempenharem seu papel. Além do carbono, elas são compostas também por outros átomos, os principais são o oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. As biomoléculas mais importantes são os carboidratos, as proteínas e os lipídeos.
Os mais abundantes são: oxigênio (O), hidrogênio (H), carbono (C), nitrogênio (N), cálcio (Ca),fósforo (P), enxofre (S), magnésio (Mg), cloro (Cl), potássio (K) e sódio (Na), sendo os quatro primeiros majoritários na matéria viva.
A bioquímica é a parte da Biologia que estuda as substâncias químicas e as suas reações dentro dos seres vivos, especialmente nas células. Estima-se que 98% dos elementos químicos que compõem os seres vivos são de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula.
De todos os elementos encontrados no corpo humano, quatro deles formam o maior percentual do nosso peso corporal (96,2%). Os quatro elementos são oxigênio, hidrogênio, carbono e nitrogênio. ... De fato, mais da metade do corpo humano é constituído por água (50-70%).
A bioquímica é o estudo dos processos químicos que acontecem nos organismos. Quem trabalha nesse ramo da biologia é o bioquímico. A bioquímica estuda a síntese e degradação de moléculas e o conjunto de atividades metabólicas. A bioquímica busca entender os processos químicos de cada célula.
Os bioquímicos utilizam ferramentas e conceitos da química e da biologia, particularmente da química orgânica, físico-química, fermentações e metabolismo, biologia celular, biologia molecular e genética, para a elucidação dos sistemas vivos e para sua aplicação tecnológica e industrial.
Ao analisarmos os componentes das células de diversos seres vivos, veremos que existem algumas substâncias que estarão sempre presentes. São elas: água, minerais, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.
Na composição química das células dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicas e as substâncias orgânicas. São classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos.
Compostos orgânicos naturais – são aqueles produzidos pelos seres vivos, como, por exemplo, carboidratos, proteínas, lipídios, ácidos nucleicos (DNA e RNA), vitaminas, petróleo, gás natural, metano, entre outros.
- Primário: Carbono ligado a um outro carbono. - Secundário: carbono ligado a dois outros carbonos. - Terciário: carbono ligado a três outros carbonos. - Quartenário: carbono ligado a quatro outros carbonos.
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
Compostos orgânicos são os compostos do elemento carbono com propriedades características. Além do carbono, os principais elementos que compõem a grande maioria das substâncias orgânicas são: hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e halogênios (Cl, Br e I).
Os compostos orgânicos e uma área da química que vem ao longo dos tempos trazendo benefícios e melhorias a sociedade, auxiliando grandes áreas como compostos orgânicos essenciais para produção de produtos saudáveis, ecológicos, e essências para nossa vida, como produtos medicinais, farmacêuticos, agrícolas, entre ...
Os compostos orgânicos em sua maioria são formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio. Sendo assim, a atração entre elétrons das moléculas orgânicas é praticamente a mesma, essa propriedade nos leva a abordar uma característica dos compostos orgânicos: a polaridade.
Para ser um composto tipicamente orgânico, obrigatoriamente tem que apresentar carbonos em sua estrutura. Outros elementos também aparecem, como o H, O e o N. Com menor frequência, aparecem Cl, Br, I, S e P. ... 32 é uma exceção, apresenta carbono e oxigênio, mas o CO2 não é considerado um composto orgânico.
Os álcoois são compostos orgânicos que contêm uma ou mais hidroxilas ligadas diretamente a átomos de carbono saturados. Os álcoois são compostos orgânicos caracterizados pelo grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado (que realiza somente ligações simples) de uma cadeia carbônica.
Esse ramo da química estuda os compostos de carbono Os compostos orgânicos, em sua maioria, também podem ser formados por elementos químicos como oxigênio, hidrogênio e nitrogênio e, alguns poucos, contêm fósforo e enxofre. Tais átomos, dentro da Química Orgânica, são chamados de elementos organógenos.