O efeito do íon comum é caracterizado pelo deslocamento do equilíbrio químico de uma reação para o lado esquerdo, em virtude da adição de um íon já existente no sistema.
O equilíbrio iônico é um caso particular do equilíbrio químico e estuda o comportamento dos íons em solução. ... O equilíbrio é medido pela constante de equilíbrio e pelo grau de equilíbrio. Para que ele ocorra, é necessário que a temperatura seja constante e o sistema não tenha trocas com o ambiente.
Equilíbrio iônico é o estudo dos equilíbrios químicos envolvendo soluções aquosas de ácidos fracos e bases, que apresentam partículas iônicas e moléculas não ionizadas. É a grandeza que indica a porcentagem do ácido que sofreu ionização na solução. Quanto maior o α, mais forte é o ácido ou a base.
O equilíbrio iônico da água é formado quando as próprias moléculas de água autoionizam-se, formando os íons hidrônio e hidróxido, com o equilíbrio deslocado para a esquerda. A água é uma substância anfótera, ou seja, em determinadas situações, ela comporta-se como ácido e, em outras, como base.
O deslocamento em equilíbrios iônicos ocorre quando é adicionado ao meio reacional um íon comum ou íon que reage com um de seus componentes. ... O que mais influencia um equilíbrio iônico é a temperatura e a concentração (quantidade de íon ou substância).
O produto iônico da água é dado pela multiplicação entre os produtos de sua autoionização, isto é, os íons hidrônio e hidróxido. O seu valor a 25ºC é 10-14 ºC.
Quando multiplica a dupla oxigênio-hidrogênio (OH-) que também existe na água e tem carga elétrica negativa. ... Na água pura, as concentrações de tons H+ e OH- que se formam são iguais. Por isso a água tem um pH neutro, representado pelo número sete, que fica na passagem da escala dos ácidos para as bases.
3 - 3 O pOH de uma solução de hidróxido de potássio de concentração 0,01 mol/L é igual a 2. 4 - 4 Quanto maior for o pOH de uma solução aquosa, menor será a concentração de íons hidroxila e maior será a sua acidez. Resposta correta: 0....Questões gerais.
pH 7 a 25
A equação mostra que os íons H+ e OH- são provenientes da molécula H2O. Estes íons estão em equilíbrio, logo a reação também está em equilíbrio. Não pare agora... ... Em uma água pura a 25 ºC, as concentrações em mol/L de H+ e OH- mostram um valor igual a 10-7 mol.
Cálculos envolvendo o pH de soluções
O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.