O que é e para que serve o check up médico? O check up médico consiste na realização de uma série de exames clínicos, laboratoriais e de imagem, com a finalidade de avaliar a saúde do paciente como um todo, podendo diagnosticar doenças ou condições predisponentes de forma precoce.
che·ca·pe |chècâpe| 1. Exame médico completo. 2.
16 passos para o check-up perfeito
Com R$ 40,00 você já pode realizar um bom procedimento. Estes exames são os mais básicos para controle dos principais órgãos que mais acometem a população com doenças como infarto, obesidade, diabetes, anemia e até alguns tipos de câncer em homens e mulheres.
Além da qualidade dos serviços americanos, o fator econômico é o que mais está pesando na decisão. Enquanto o conceituado check-up do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, saía na última semana por R$ 2.
Quais são os exames mais indicados?
Saiba mais sobre a especialidade médica. O médico Endocrinologista é o especialista mais indicado quando se fala de doenças como a obesidade. O que muita gente não sabe é que esse profissional é indicado, ainda, para outros tratamentos.
Qualquer alteração na produção da insulina provoca o excesso de açúcar no sangue, podendo caracterizar, assim, a diabetes. Se existe histórico familiar, ou se você observar que está com muita sede, vontade de fazer xixi ou perda de peso aparente e sem motivo, é hora de procurar o Endocrinologista.
Em resumo, o endocrinologista trata, ainda: a obesidade, a hipertensão e o diabetes – doenças com grande incidência de pessoas do sexo feminino - e tumores na hipófise, no hipotálamo, na tiróide, nas glândulas supra-renais, no pâncreas e nas gônadas (ovários e testículos).
O nutrólogo é um profissional médico especialista em nutrologia. Essa especialidade avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, de modo a auxiliar na manutenção da saúde e na redução de riscos de doenças.
Enquanto o nutrólogo é formado em Medicina e tem especialização em nutrologia, o nutricionista é formado em Nutrição. Dessa forma, o nutrólogo precisa ter condições de avaliar a saúde do paciente como um todo, fazendo ligações entre os problemas nutricionais com outras doenças ou sintomas.
Assim, a principal diferença entre nutrólogo e nutricionista está na abordagem dada ao paciente. Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes.
A formação do Nutrólogo Precisa cursar Bacharelado em Medicina, com duração média de seis anos, e depois seguir os estudos com uma pós-graduação na área de Nutrologia. Entre as principais disciplinas, estão: Nutrição da Mulher.
O nutrólogo é formado em medicina e posteriormente faz uma especialização em nutrologia médica. Já o nutricionista é graduado em nutrição e pode se especializar em diferentes especialidades nessa área (esportiva, funcional, clínica, etc.). As duas áreas estão ligadas à alimentação, porém com enfoques diferentes.
Nutrólogo. Para ser um nutrólogo, é preciso ter curso de graduação em Medicina, fazendo, depois da graduação, uma pós na área de Nutrologia Médica. A formação de bacharelado em Medicina tem duração média de 6 anos e a pós-graduação em Nutrologia dura mais 2 anos.
Para atuar como nutricionista é obrigatório cursar o curso de Nutrição, com duração média de 4 a 6 anos, e possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC. Além disso, é necessário, ainda, obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).
Em crescimento no mercado de trabalho, a profissão oferece oportunidades para atuar em consultórios, clínicas, hospitais, hotéis, restaurantes, indústrias e redes de alimentos.