É uma estimativa de quantos filhos uma mulher teria ao longo de sua vida, também é útil para o planejamento de políticas públicas de educação, saúde e previdência.
A taxa de fecundidade representa uma estimativa do número de filhos que uma mulher apresenta ao longo da vida durante sua fase fértil ou período reprodutivo. Ela é calculada entre a razão entre o número de nascimento e o número de mulheres em idade fértil.
Podemos afirmar que a taxa de reposição populacional compreende a também chamada taxa de fecundidade. Esta taxa tem a ver com o tanto de indivíduos em uma determinada população que devem ser repostos para que um governo possa funcionar de maneira adequada, isto é, para que uma população não se torne envelhecida.
Expectativa de vida, também chamada de esperança de vida, é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.
Já os países pobres apresentam índices de expectativa de vida baixos. Isto ocorre em função das péssimas condições de trabalho, pobreza da população, condições de vida inadequadas e sistemas de saúde e educação precários. Logo, são países que apresentam também IDH baixo.
Método de Cálculo A partir de tábuas de vida elaboradas para cada área geográfica, toma-se o número correspondente a uma geração inicial de nascimentos (l0) e determina-se o tempo cumulativo vivido por essa mesma geração (T0) até a idade limite. A esperança de vida ao nascer é o quociente da divisão de T0 por l0.
73,1 anos
No Brasil, a esperança de vida ao nascer para os anos de 1900, 1910, 1920 e 1930 aumentou gradualmente, e foi de respectivamente, 33,7 anos, 34,08 anos, 34,51 anos e 36,49 anos.
Resposta: esperança de vida ao nascer ou expectativa de vida é o número aproximado de anos que um grupo de indivíduos nascidos no mesmo ano irá viver, se mantidas as mesmas condições desde o seu nascimento.
(Expectativa de Vida ao Nascer, Vida Média ao Nascer) Número médio de anos de vida esperados para um recém-nascido, mantido o padrão de mortalidade existente, em determinado espaço geográfico, no ano considerado. ... O aumento da esperança de vida ao nascer indica melhoria das condições de vida e saúde da população.
Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros.
Resposta. segundo o IBGE a expectativa de vida atual no Brasil (ou seja do brasileiro) é de 75,8.
Resposta: Com todo esse investimento em atividades agrícolas, sua econômia vem crescendo. ... Porém, com tanto investimento a população rural só quer mais e mais. Com isso, produzir mais gastando menos, isso acaba ocorrendo um grande teor de agrotóxicos nos alimentos.
PEA – População Economicamente Ativa – é um conceito elaborado para designar a população que está inserida no mercado de trabalho ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele para exercer algum tipo de atividade remunerada.
População que, independentemente da idade, no período de referência, não podia ser considerada economicamente ativa, i.e., não estava empregada, nem desempregada.
Todo país possui uma população economicamente ativa (PEA) e uma população economicamente inativa (PEI). A PEA corresponde às pessoas que trabalham e possuem vínculo empregatício ou que estão procurando trabalho.