A sucralose, assim como o açúcar, também vem da cana, mas é um composto sintético e altamente alterado em laboratório. A sucralose é um adoçante artificial, com capacidade de adoçante 600 vezes mais que a sacarose. Pesquisadores de Israel realizaram experimentos no qual já provaram que a sucralose faz mal a saúde.
5 benefícios dos adoçantes a base de sucralose
Prefira Adoçantes Naturais, Eles São mais Saudáveis
A sucralose é um tipo de adoçante que não contém calorias. É ideal para quem quer perder peso ou diminuir as calorias e carboidratos encontrados no açúcar comum. ... A Stevia possui a mesma quantidade de sacarídeos que o açúcar convencional, no entanto, é considerada por muitos uma das melhores alternativas ao açúcar.
“Se não aquecer a sucralose não tem problema nenhum, ela é completamente inofensiva”, confirma. Ainda conforme Catharino, a reação verificada com o aquecimento da sucralose é muito similar ao que acontece com a queima da carne do churrasco.
-sacarina - extraído da glicose - tem zero de calorias e poder adoçante 300 vezes maior que o açúcar; - estévia, adoçante natural, pode ir ao fogo e realça o sabor; - o ciclamato também pode ir ao fogo e tem poder adoçante 40 vezes maior que o açúcar; - a sucralose e o sorbitol podem ir ao fogo.
Adoçantes que têm como base aspartame não são recomendados em receitas que vão ao forno, fogão ou micro-ondas. “A ligação entre os dois aminoácidos, a fenilalanina e ácido aspártico, presentes na composição do aspartame se rompe provocando perda do sabor doce em altas temperaturas”, explica a nutricionista Ana Maria.
De forma simples, esses dados mostram que uma pessoa de 60 kg, por exemplo, pode consumir 900 mg de sucralose por dia, o equivalente 1.
Ingestão diária aceitável: 40mg/Kg/dia, ou seja, 10 gotas por Kg de peso ou 100 copos de refrigerante zero/dia para uma pessoa de 70Kg.
Quantidade segura para consumo A dose máxima recomendada de adoçante para consumir por dia é de 6 pacotinhos de um grama quando o adoçante é em pó, e de 9 a 10 gotas para os líquidos.
No seu rótulo tem a informação de que 3 gotas corresponde à 0,2ml e de que 3 gotas correspondem a uma colher de chá de açúcar em pó. Se para adoçar uma xícara de café são necessárias 3 colheres de chá de açúcar em pó, então o total de xícaras de café que podem ser adoçadas com este frasco de adoçante em gotas é
O adoçante é indicado para pessoas diabéticas, com pré-diabetes ou que precisam emagrecer, desde que com recomendação de um médico ou nutricionista. Cinco gotas do produto equivalem, em geral, a uma colher de chá de açúcar. E um sachê corresponde a duas colheres de chá de açúcar.
Cada 4 gotas equivalem ao poder adoçante de 1 colher (de chá) de açúcar.
Conforme informações no frasco de um determinado adoçante líquido, 1 colher de sopa de açúcar equivale a. 16 gotas do adoçante e cada gota desse produto mede. 0,03 mL.
Poder edulcorante: Cada 3 gotas equivale a uma colher (chá) de açúcar e contém 0 Kcal. Modo de Preparo: Adicionar diretamente em bebidas e preparações de sua preferência.
Aspartame Mais utilizado em bebidas dietéticas, o aspartame líquido contém 1,3 cal para cada 10 gotas consumidas e o adoçante em pó, 4 cal/g. Tem poder adoçante 200 vezes maior que o açúcar.
Conheça os melhores e mais populares tipos de adoçantes:
Nutricionista recomenda adoçantes naturais, como stévia, sorbitol e manitol, além de sucralose. Na prateleira do mercado, a lista de tipos de adoçante é grande: acessulfame K, aspartame, ciclamato de sódio, esteviosídeo/stévia, frutose, manitol, sacarina, sorbitol, sucralose e xilitol.
Mel, açúcar de coco e melado de cana também são opções mais saudáveis para substituir o adoçante na dieta moderadamente.
Gabriella Rivelli Ramos, os melhores adoçantes para diabéticos são os que não possuem calorias: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia. Os que são calóricos: como a frutose, o sorbitol e o xylitol devem ser consumidos com orientação de um especialista. Abraços.
Pessoas com hipertensão arterial, que precisam controlar o consumo de sódio, devem utilizar com cuidado adoçantes como o ciclamato ou a sacarina, que possuem altos níveis deste mineral em sua composição.
Diabéticos podem consumir adoçantes à vontade. Entre os não calóricos, estão disponíveis a sacarina, o ciclamato, a sucralose, a stévia e o acessulfame de potássio.
Como dito anteriormente, existem outros tipos de adoçante que podem substituir o açúcar e que contêm edulcorantes naturais, como o xilitol e o stévia ou estévia.
Veja a seguir 10 alternativas naturais para trocar o açúcar e ter mais saúde sem perder o sabor doce dos alimentos.
Feita a partir de um processo químico, a sucralose vem da cana de açúcar e é considerada um dos melhores adoçantes para forno e fogão. O preço é bom, sabor bem doce sem amargor e fácil utilização em receitas.
Confira agora 8 opções saudáveis para substituir o açúcar em sua dieta
O açúcar orgânico, também de coloração escura, é mais saudável que o refinado por utilizar uma cana sem agrotóxicos e nenhum aditivo químico. Tanto o melado quanto o orgânico são menos saudáveis que o demerara e mascavo.
7 substitutos para o açucar refinado