O movimento corporal remete às variedades de posições que o corpo faz com referência a um ponto. Ao falar de dança, trata-se de movimentos básicos exercidos chamados de rotações e translações. Esse elemento pode ser classificado como: potencial, liberado ou famílias de movimentos.
Podemos conceituar o movimento como sendo o ato de altera sua posição que estava localizada em um lugar, e mudar para outro lugar, logo temos que o movimento e o ato de se deslocar de um local para outro isso podendo ser rápido ou devagar.
A cada novo tipo de dança, perpetuam-se valores que fazem de um determinado estilo dançante sinônimo de determinados sentimentos. Na Argentina, o tango tornou-se sinônimo de paixão, melancolia e tristeza. Conforme sentencia uma famosa expressão “o tango é um pensamento triste que se pode dançar”.
Características. O tango mescla o drama, a paixão, a sexualidade, a agressividade, e sempre é totalmente triste. Como dança, é "duro", masculino, sem meneios femininos, a mulher é sempre submissa. O ritmo é sincopado, tem um compasso binário.
Segundo Câmara Cascudo, forró vem de “forrobodó”, uma palavra de origem banto, (uma etnia africana vinda ao brasil pelos escravos) que significa pé-de-valsa, gafieira, arrasta-pé, farra, confusão. Uma curiosidade: no idioma húngaro, Forró significa “Quente”. ... O forró é uma das maiores manifestações musicais do Nordeste.
A palavra valsa tem origem na palavra alemã waltzen, que traduzida quer dizer “dar voltas”. Ela é marcada principalmente pelo ritmo lento e pelo movimento de torções em par, que se movem pelo salão em círculos, como se estivessem dando voltas.
Diz-se que a valsa é uma dança de compasso ternário, ou seja, tem três tempos, sendo o primeiro tempo forte e os demais fracos. A princípio, a valsa era vista como vulgar, e até imoral, pelas classes sociais mais altas, e pela aristrocacia.
A valsa possui três marcações bem definidas, sendo a primeira mais forte e as duas seguintes mais leves e rápidas. Essa característica abrange tanto a valsa como dança, em que essas marcações podem ser referenciadas pelos passos, quanto na música, nesta as marcações serão referenciadas como compasso ternário.
Ao iniciar sua prática é importante fazer algumas colocações como: A valsa é a rainha das danças de salão, ela é caracterizada pelos giros que os dançarinos desenvolvem. Portanto ao trabalhar a valsa sempre ensiná-la com giros para a direita e para a esquerda.
Tradição. As valsas são muito utilizadas em bailes de debutantes, casamentos, formaturas e etc.
Existem dois tipos de Valsa: Inglesa e Vienense. ... A grande diferença destas duas danças está na velocidade da música, sendo a Valsa Vienense mais rápida do que a Inglesa (também se define esta dança com valsa lenta).
Com o passar dos anos, serviu de base para a criação de outras danças, igualmente populares, e tem ainda diversas variações. Valsa Vienesa – a pioneira, dança-se a um ritmo bastante rápido. ... Valsa Estilo Americano – incorpora vários movimentos onde o par deixa praticamente de ter contacto um com o outro.
Conheça os tipos de valsa e tire suas dúvidas sobre a dança
Muito presente em bailes de debutantes e casamentos, a valsa é um estilo de música e dança caracterizado pelo compasso ternário, e foi considerado o tipo de dança mais popular do século 19.
A Valsa Vianense exige ondulações graciosas e rápidas mudanças na velocidade do corpo. O primeiro tempo de cada compasso é dançado com uma forte oscilação do corpo, acumulando depois essa energia num movimento de vaivém, elevando-se nas pontas dos pés durante os segundos e terceiros tempos do compasso da música.
A Valsa é encontrada no repertório de alguns compositores brasileiros, como Villa Lobos, Carlos Gomes, Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga, entre outros. Ainda hoje, no Brasil, dançar Valsa é uma tradição insubstituível em bailes de debutantes, formaturas e casamentos.
Compasso binário Célula rítmica formada por dois tempos. O pulso é forte - fraco, ou seja, o primeiro tempo do compasso é forte e o segundo é fraco. Um ritmo binário pode ser simples ou composto. Exemplos de binários simples são os compassos 2/8, 2/4, 2/2.
Na notação musical, um compasso é uma forma de dividir quantitativamente em grupos os sons de uma composição musical, com base em batidas e pausas. Muitos estilos musicais tradicionais já presumem um determinado compasso, a valsa, por exemplo, tem o compasso 3/4 e o rock tipicamente usa os compassos 4/4,12/8 ou 3/4.