Células epiteliais de descamação positivo significa que existem células epiteliais na urina, é algo comum, principalmente em mulheres, é um resultado que se chega em exames de urina, não está ligado a nenhuma doença.
As células epiteliais são os blocos de construção do tecido epitelial. Como todas as outras células, elas estão cercadas por membranas celulares. As membranas celulares epiteliais possuem três regiões (domínios) diferentes em estrutura e função: apical, lateral e basal.
Os piócitos correspondem aos glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, que podem ser observados durante o exame microscópico da urina, sendo completamente normal quando são encontrados até 5 piócitos por campo ou 10.
O exame de Papanicolau é indicado para mulheres a partir do início da atividade sexual até os 65 anos, no entanto é priorizado para mulheres entre 25 e 65 anos. Esse exame deve ser realizado anualmente, porém caso o resultado seja negativo por 2 anos seguidos, o exame pode ser realizado a cada 3 anos.
Já se você tiver o HPV e o resultado do Papanicolau for normal, significa que você possui o vírus, porém não houve alteração celular no exame. Entretanto, o acompanhamento deve ser mantido pois o HPV aumenta a chance de desenvolver o câncer de colo do útero.
Saiba mais. Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.
Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processo inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3). Papanicolau classe IV – Citologia sugestiva de malignidade.
O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.
Diagnóstico – o HPV pode ser diagnosticado por meio de exames ginecológicos. As lesões precursoras do câncer podem ser identificadas através do exame preventivo chamado Papanicolau e o diagnóstico é confirmado através de exames laboratoriais como o teste de captura híbrida e o exame de sangue PCR.
O exame de sangue é chamado “sorologia para HPV”. Ele detecta a infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV).