é o termo designado para definir uma característica mais recente derivada de uma característica primitiva de uma espécie ancestral. ... Por exemplo, a presença de carioteca em determinadas células é apomórfica à sua ausência.
Caracteres taxonômicos na sistemática filogenética. ... A fonte básica de informações para a elucidação da filogenia e/ou construção de uma classificação para um táxon são atributos* dos próprios organismos em estudo, e os atributos empregados na sistemática são chamados de caracteres.
A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie. ... Por isso foram criadas algumas subdivisões dentro de ordem, classe, e espécie.
Primatas
Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás. O seu maxilar apresentaria uma consistência maior e seus dentes seriam mais largos.
O reino animal é dividido em diversos filos. Os principais são: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.
Veremos abaixo uma lista com 10 exemplos animais que voam:
Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas. Peixe Carpa, um peixe onívoro. A gaivota é uma ave que pode apresentar hábitos herbívoros, frutívoros ou carnívoros.