Os acordes naturais são aqueles que recebem o mesmo nome das notas fundamentais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). ... As notas que formam os acordes naturais são o primeiro, o terceiro e o quinto graus de suas respectivas escalas. Pense, por exemplo, na forma do acorde de Dó Maior.
Os acordes maiores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde e também são chamados de tríades. Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes maiores: Dó (C)
Posições nas quais são encontradas a nota dó no braço do violão : A nota dó pode ser encontrada em 11 lugares no braço do violão, se o violão tiver 20 trastes ou casas (trastes são os ferrinhos que dividem as casas). Porém estes "dós" podem ser iguais, ser a mesma nota em cordas diferentes.
O acorde de Si menor (Bm) é um acorde muito útil para diversas músicas, mas pode ser difícil de tocar se você for iniciante, pois exige uma pestana. Em outras palavras, é necessário segurar múltiplas cordas com um dedo só. Uma forma fácil de aprender este acorde é simplesmente simplificar e remover a pestana.
Se na parte da frente do braço do violão você tem 4 dedos livres para utilizar apertando as cordas e precisa apertar 6 cordas em lugares diferentes, poderá utilizar a pestana para resolver o aperto de mais de uma corda ao mesmo tempo na mesma casa, podendo assim apertar as 6 cordas, entretanto para eliminar as pestanas ...
Formação de acordes e cifragem - Parte 1
1 – TODO ACORDE é formado por 3 notas + as possíveis alterações. Use sempre a ESCALA MAIOR (Diatônica), mesmo se for montar um acorde menor. O Iº grau será a TÔNICA ou BAIXO do Acorde. O 3º grau define se o acorde é MAIOR ou MENOR.
Como as outras escalas musicais maiores, a escala de sol maior é uma sequência de 8 notas que começam no sol e terminam uma oitava acima no próximo sol. A escala de sol é bem simples de aprender pois possui quase todas as notas iguais a escala de dó maior. Só há uma diferença: a notinha fá que neste caso é sustenido.