A gestão ambiental nas companhias consiste em um processo administrativo com foco na sustentabilidade, ou seja, nos aspectos econômico, social e ambiental. Essa gestão visa aliar a utilização racional dos recursos naturais com a busca do lucro e com a adoção de práticas e políticas de responsabilidade social.
As Leis Ambientais foram criadas com a intenção de proteger o meio ambiente e reduzir ao mínimo as consequências de ações devastadoras. São fiscalizadas por órgãos ambientais e definem regulamentações e atos de infração em casos de não cumprimento.
A adoção de práticas sustentáveis deve ser um investimento estratégico prioritário nas organizações. Além dos inúmeros benefícios proporcionados ao meio ambiente, essas medidas são de suma importância para agregar valor aos produtos e, dessa maneira, gerar diferencial competitivo nos negócios.
Já o desenvolvimento sustentável tem como objetivo preservar o ecossistema, mas também atender às necessidades socioeconômicas das comunidades e manter o desenvolvimento econômico. Quando uma empresa age de forma sustentável ela se torna ética diante dos fornecedores, dos clientes e de toda a sociedade.
8 elementos fundamentais para a ecoeficiência
Sustentabilidade empresarial é uma ideia que se baseia em adotar ações que permitam o crescimento econômico da empresa sem agredir o meio ambiente. Um empreendedor pode tornar a sua empresa sustentável com a adoção de algumas práticas simples, como: reduzir o consumo, inovar e compartilhar ideias.
Sustentabilidade empresarial vai além da preservação ambiental e pode ser estratégica para uma companhia crescer e se desenvolver no mercado, oferecendo uma identidade e atraindo pessoas que compartilhem das mesmas intenções.
Alguns autores afirmam que a sustentabilidade leva a melhorias financeiras e agregam valor, esses trabalhos estão discriminados a seguir. ... Na mesma linha, Silva e Quelhas (2006) defendem que, se há redução de risco, há, portanto, redução do custo de capital próprio e por consequência aumento do valor empresarial.
Existem diversas maneiras de iniciar uma inovação sustentável dentro das organizações. Atualmente, muitas empresas começaram a planejar sistemas de tratamento e reaproveitamento de água, reutilização de matéria prima, economia de energia elétrica e até mesmo, incentivar projetos de educação ambiental.
A Responsabilidade Social Empresarial, ou SER, visa o alcance de objetivos empresariais convergentes com práticas de desenvolvimento sustentável e responsável, em um relacionamento com a comunidade de benefício mútuo para ambas as partes.
Verificado por especialistas. Sim, é possível. Devido ao fato de que ocorre nas grandes empresas (Sociedades Anônimas de capital aberto) a adoção de ações de governança corporativa (políticas de atuação) para que sejam atraídos mais consumidores, mais acionistas e mais investidores.
SIM. Quando uma empresa trabalha de forma responsável ela ganha crédito da sociedade e do governo,tornando a sua marca visível ao mercado e de confiança dos investidores ,assim ela recebe benefícios do governo e seus lucros aumentam de acordo com a sua divulgação da sua imagem vinculada ao desenvolvimento sustentável.
As empresas socialmente responsáveis não só elevam a satisfação dos funcionários e a fidelidade dos seus clientes e, possuem uma maior capacidade de competitividade e inovação. ...
Organizações que incluem a responsabilidade social em suas ações garantem maiores lucros no mercado e benefícios a comunidade. ... Como consequência disso a empresa gera lucro e se destaca entre as empresas favoritas dos consumidores atuais.
A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente.