Diz Silveira Bueno que vem do holandês “bogen” que gerou o verbo português “bojar”, ou seja, a manobra do navio percorrendo a costa ou “dobrar a costa”. Somente homens com a cepa e a inteligência de um Gil Eanes têm o poder de ir além do Bojador, ou seja, de vencer a própria dor. Fernando Pessoa venceu a própria dor.
Gil Eanes, conhecido originalmente como Gil Eannes, foi um navegador português do século XV, que ficou conhecido por ter dobrado o Cabo Bojador em 1434, um importante marco dos Descobrimentos Portugueses.
Em 1434, Juan II volta a Tordesilhas, e o seu palácio converte-se na sua própria cadeia quando o Infante D. Fernando sequestra o Rei, repetindo um episódio que já antes havia realizado com o seu irmão Don Enrique. Esse mesmo ano funda-se o Convento dos Dominicanos.
Gil Eanes dobra o cabo Bojador.
No dia 2 de janeiro, o general iraniano Qassim Soleimani foi morto em um bombardeio dos Estados Unidos que atingiu o aeroporto de Bagdá. ... Autoridades iranianas prometeram vingar a morte de Soleimani e, no dia 7, lançaram mais de 20 mísseis contra bases americanas no Iraque.
Parte da história que começa no século XVIII e se estende até os dias atuais. A História Contemporânea tem origem em 1789, durante a Revolução Francesa, e se prolonga até a atualidade. Desde então, o mundo passou por diversas transformações nas suas bases sociais, econômicas, políticas e culturais.