Popularmente chamadas de “sardas”, as efélides são manchas causadas pelo excesso de melanina na pele. Explica-se: a melanina é produzida pelos melanócitos, células presentes na epiderme e responsáveis pelo pigmento que dá cor à pele.
Espero ter respondido a sua pergunta.???????? A melanose aparece na pele devido à exposição solar. O melasma pode ser agravado pela exposição solar mas é uma condição multifatorial onde diversos outros fatores podem desencadear ou agravar (como hormônios, preposição genética, exposição ao calor, exposição à luz).
Se as manchas na pele forem amarronzadas, sem uma forma definida, e surgirem em áreas expostas, como no rosto, braços, pescoço e colo, podem ser consideradas um melasma.
Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo. É um dos problemas de pele mais comum entre as mulheres em idade fértil (3ª queixa mais comum em consultórios dermatológicos), porém também pode afetar os homens.
E não é só o sol que escurece a pele. "O estresse piora o melasma, certos medicamentos pioram o melasma, certas doenças hormonais pioram o melasma e o sol piora o melasma muito.
“Ocorre que, durante a gestação, os hormônios produzidos pela placenta, como a progesterona, estimulam a hiperpigmentação da pele”, ensina o dermatologista. Por isso, aproximadamente 70% das mulheres com predisposição para o melasma identificam as primeiras manchas durante essa fase da vida.
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Como prevenir o surgimento do melasma?
A luz do sol tem raios ultravioletas que são capazes de estimular os melanócitos, células da pele que são responsáveis pela pigmentação. Acredita-se que no melasma essas células produzam pigmento em excesso em algumas áreas do rosto, causando as manchas.
– Usar filtro solar com fator de proteção alto e com cor, principalmente na mancha; – Na piscina ou na praia, reaplicar o protetor a cada duas horas; – Utilize chapéus, viseiras de aba larga, bonés e óculos escuros para proteger o rosto; – Fique à sombra do guarda-sol.
Você pode usar dermocosméticos com ácido retinoico, glicólico, kójico, ferúlico, além de outras substâncias que ajudam a clarear manchas, como hidroquinona, artbutin e resveratol.
Máscara antimanchas de melasma: misture duas colheres de leite em pó, 4 colheres de mel de abelha e 2 colheres de suco de limão até formar uma pasta homogênea. Passe no rosto e deixe atuar por 20 minutos. Lave e aplique uma capa de iogurte natural. Deixe atuar por mais 10 minutos e enxágue.
O suavicid é uma pomada que contém na sua composição hidroquinona, tretinoína e fluocinolona de acetonida, substâncias que ajudam a clarear manchas escuras da pele, especialmente no caso de melasma provocado pela exposição excessiva ao sol.
A pomada clariderm está indicada no clareamento gradual de manchas de pele como ocorre em caso de acne, melasma, cloasma, sardas, manchas causadas pelo limão seguida de exposição solar, manchas senis, manchas de catapora, lentigo e outras condições onde surgem manchas escuras na pele.
Cremes que Ajudam a Clarear a Pele
Tratamentos para clarear a pele
Para além de tratar assaduras, pomada pode clarear manchas das axilas e olheiras, ajudar na cicatrização, prevenir estrias e muito mais. Originalmente produzido como uma pomada para auxiliar na prevenção de assaduras, não demorou para que se descobrissem outras formas de usar Bepantol no dia a dia.
Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchas
Como fazer: Triture ½ xícara de arroz cru até obter um pó fino. Adicione de 3 a 4 colheres de sopa de leite e misture para formar uma pasta. Aplique esta pasta sobre a pele do rosto e deixe agir por 20 a 30 minutos. Em seguida, lave com água morna.
Sabendo disso, veja os tratamentos caseiros para espinhas e suas manchas que podem ser eficazes:
Bicarbonato no rosto para clarear a pele
Apesar de controlar a proliferação bacteriana e fúngica (causas da acne), a solução não deve ser usada na face. “O uso do bicarbonato de sódio no rosto pode desequilibrar o pH da pele, alterar a flora comensal e trazer risco de infecção.
O bicarbonato de sódio é bastante alcalino e, por isso, ajuda a balancear o pH do rosto. E sim, o composto também tem ação esfoliante, deixando a pele renovada e saudável. É por causa dessas propriedades que tratamentos faciais com ele realmente funcionam.
O bicarbonato misturado à água promove uma espécie de esfoliação na pele, removendo a camada superficial, amenizando as manchas escuras. O problema é que, dependendo de como a solução for usada, pode gerar consequências indesejadas como irritação, vermelhidão e coceira. “O bicarbonato é alcalino e o ph da pele é ácido.
Basta você misturar duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio com algumas gotinhas de água filtrada ou fervida. Depois, mexa até que essa mistura se torne um creme grosso. Após preparar a mistura, aplique na área desejada e deixe secar. Deixe a mistura por aproximadamente 10 minutos na pele.