Sifonação: Método no qual utilizamos mangueira, pipeta, canudo, seringa e etc, para retirar o líquido mais denso ou o menos denso de uma mistura formada por apenas líquidos. Exemplo: Separar os componentes da mistura formada por água e óleo.
Decantação é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido e líquido-líquido. Ela baseia-se na diferença de densidade entre seus componentes e no fato de serem insolúveis um no outro.
A filtração é utilizada para realizar a separação do líquido de uma mistura sólido-líquido ou sólido-gasoso. O “equipamento” mais utilizado é o filtro de papel, usado para filtrar o café (um exemplo bastante prático do uso da filtração).
No processo de floculação se formam flocos-geralmente de substancias indesejáveis- por meio da aglutinação dessas sujeiras. Nesse sentido, a etapa de filtração terá como objetivo reter essas sujeiras/flocos, permitindo que só o líquido esteja presente para a próxima fase e/ou para o produto final.
A filtração a vácuo ou filtração por pressão reduzida é usada para acelerar o processo de separação e consiste na rarefação do ar abaixo do filtro. ... O funil de Buchner é colocado sob o kitassato que recebe o líquido que está sendo filtrado.
* Filtração a vácuo: A diferença é que se aplica um vácuo (baixa pressão) dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, o que faz com que haja uma sucção que acelera o processo. O esquema a seguir mostra a aparelhagem que é usada na filtração a vácuo, também chamada de filtração a pressão reduzida.
Filtração a Vácuo – Tem vantagens sobre a filtração simples, por ser mais rápida e por deixar menor quantidade de impurezas e solvente no sólido, porém requer a utilização de mais recursos em comparação aos recursos utilizados na filtração simples, como a bomba de vácuo e o funil de Buchner, e é uma construção de ...
A principal vantagem oferecida pelos filtros-prensa de câmaras é o baixo custo. As desvantagens são: o custo elevado de operação (a montagem consome muito tempo) e o desgaste excessivo das lonas. Além disso, não se pode lavar a torta.
Os fatores mais importantes para a seleção de um filtro industrial são:
Os fatores que mais significativamente influenciam esta filtração são:
Os filtros industriais são indispensáveis para diversos segmentos e áreas, uma vez que eles são os responsáveis por filtrar o ar e manter a salubridade dentro dos ambientes.
Quais são os principais tipos de filtros de água?
Muitas indústrias instalam filtros nas chaminés de suas fábricas com a finalidade de reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. Em diversos países, uma rigorosa legislação anti poluição e uma fiscalização eficiente multam e fecham indústrias que cometem crimes contra o meio ambiente.
Desvantagem: Baixa eficiência para águas de cor e turbidez elevada; Redução do TDH (menos tempo para a tomada de decisão); Não prevê variações sazonais de floração de algas; As vantagens e desvantagens da filtração em ciclo completo configuram-se como o oposto das de filtração direta.
A Filtração Direta é um processo no qual se confia exclusivamente aos filtros o trabalho de eliminar não só a turbidez e a cor presentes na água, co- mo também uma parcela às vezes mais importante que aquela, isto é, os coa- gulantes e coadjuvantes usados para desestabilizar aqueles cotóides.
Quanto aos resultados os filtros lentos têm um excelente desempenho na remoção de bactérias, superiores aos filtros rápidos quanto à uniformidade dos resultados. Em geral pode-se apresentar como expectativa os seguintes valores: Remoção de turbidez – 100%; Remoção de cor – < 30%;
O que difere o filtro lento de um filtro rápido? A quantidade de filtros. O material filtrante. ... A filtração rápida convencional consiste na passagem da água através de um material poroso, com velocidade bem superior à da filtração lenta.
Os principais elementos do corpo do filtro são:
MATERIAIS FILTRANTES É nos materiais filtrantes que, de fato, ocorrerá a filtração propriamente dita da água em tratamento. Basicamente, os materiais utilizados nos filtros das estações de tratamento de água são materiais granulares, especificados adequadamente.
Em uma ETA (estação de tratamento de água) típica, a água passa pelas seguintes etapas: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH.
Os métodos de desinfecção podem ser físicos, por ação térmica, ou químicos, pelo uso de desinfetantes. Os físicos são os equipamentos de pasteurização como desinfetadoras e lavadoras de descarga. Os desinfetantes mais utilizados são a base de aldeídos, ácido peracético, soluções cloradas e álcool.