A paresia é a disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros: superiores, inferiores ou ambos e conforme o grau do comprometimento ou tipo de acometimento fala-se em paralisia ou paresia. O termo paresia refere-se quando o movimento está apenas limitado ou fraco.
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante, sendo uma das mais temidas doenças conhecidas. Em cerca de 10% dos casos, aELA é causada por um defeito genético. Nos demais casos, a causa é desconhecida.
A causa exata da paralisia de Bell é desconhecida, mas acredita-se que seja o resultado de um inchaço ou inflamação do nervo que controla os músculos de um lado do rosto. Pode ser uma reação que ocorre depois de uma infecção viral. Para a maioria das pessoas, a paralisia de Bell é temporária.
O exame de eletroneuromiografia pode ajudar a analisar o estado do nervo para casos que demorem a melhorar principalmente naqueles que demoram mais de 3 meses. A maioria das pessoas com paralisia de Bell se recuperam completamente, isso pode demorar um período de três semanas até 9 meses.
Conceito que deriva do grego, a hemiplegia é uma paralisia cerebral que atinge um lado completo do corpo, impossibilitando os seus movimentos. Quando atinge o lado direito, a área afetada do cérebro é a esquerda e, quando atinge o lado esquerdo do corpo, a área afetada do cérebro é a direita.