FSH alto como indicador de reserva ovariana Apesar de a idade ainda ser um marcador importante sobre a reserva ovariana e a qualidade dos óvulos da mulher, alguns exames podem ajudar a avaliar tudo isso. Um deles é a medida no sangue do FSH.
Progesterona. A progesterona é um dos hormônios para engravidar mais importantes devido ao papel antes e depois da gestação. Ela é produzida pelos ovários durante o ciclo menstrual e é responsável por preparar o endométrio, que reveste o útero, para a implantação do embrião fecundado na parede uterina.
O Hormônio Folículo Estimulante (FSH) permite que os óvulos (ou folículos) se desenvolvam no ovário. E o Hormônio Luteinizante (LH) age no folículo para que este atinja seu desenvolvimento máximo seja liberado como o óvulo maduro.
Para contribuir com a regulação dos níveis hormonais é preciso manter um estilo de vida equilibrado com a prática regular de atividade física e uma alimentação rica em vegetais, principalmente as hortaliças brássicas, a exemplo do brócolis.
As crucíferas (couve, brócolis, couve-flor) também são aliadas, pois têm fitoquímicos que ajudam a bloquear a produção do mau estrogênio. Já as frutas vermelhas, chá-verde e cereais integrais, que carregam boa quantidade de polifenóis, contribuem para reduzir a quantidade do hormônio no sangue.
O que é tamoxifeno? Esse é um medicamento que é caracterizado como um modulador seletivo do receptor de estrogênio. Isso quer dizer que o tamoxifeno consegue bloquear a ação do hormônio que é produzido durante toda a vida e só encerra a sua atividade no período da menopausa.
O excesso hormonal pode ocorrer em virtude de causas endógenas, distúrbios de produção glandular em que os hormônios são produzidos em excesso pelo organismo, ou por causas exógenas, relacionadas ao uso indevido de medicamentos ou reposições hormonais em doses inadequadas.
Quando a suspeita é de alteração nos hormônios tireoidianos, como no hipotireoidismo, é recomendado pelo médico a realização de reposição hormonal, que é feito com o medicamento Levotiroxina, que contém o hormônio T4, que deve ser consumido conforme a orientação do médico.