Resposta. O cone medular ou conus medullaris é a extremidade inferior cônica da medula espinhal. Ocorre perto dos níveis vertebrais lombares 1 (L1) e 2 (L2). A extremidade superior do conus medullaris geralmente não está bem definida.
A escala de Frankel foi utilizada para avaliação de déficit neuro- lógico, de acordo com nível de lesão, na admissão e alta hospitalar dos pacientes operados vítimas de lesão por PAF na coluna vertebral.
A escala LSQ-R é uma medida de bem-estar subjetiva, que avalia nível de satisfação atual de um indivíduo em vários domínios da vida. Ela também exige que as pessoas avaliem o grau em que diferentes áreas de suas vidas lhes causaram problemas.
A área de sensibilidade do paciente é examinada no sentido craniocaudal, desde a região cervical, pela avaliação da sensibilidade à variação de temperatura, sensi- bilidade dolorosa e sensibilidade tátil, que são funções mediadas pelo trato espinotalâmico lateral, cujas fi- bras estão na porção anterolateral da medula ...
Uma hemissecção da medula (síndrome de Brown-Sequard) é rara e normalmente associada à lesão penetrante por projétil ou faca (Tabelas 1 e 2). e membros inferiores. Os segmentos sacros poderiam ocasionalmente mostrar reflexos preservados, por exemplo, o bulbocavernoso e os reflexos miccionais.
Vale lembrar que a hemissecção medular consiste na interrupção dos tratos de apenas um lado da medula, o que pode ocorrer por lesões por projétil de arma de fogo ou por arma branca. Para melhor visualizar o quadro clínico da hemissecção medular vamos tomar como exemplo uma lesão no lado direito da medula.