Evite que ele tenha a oportunidade de fazer alguma coisa que você não quer. Ensine o que você espera dele, recompensando-o pela atitude correta, ao invés de puni-lo pelas coisas erradas.
É normal que pense que a melhor forma de lidar com um cão que está sempre a chamar a atenção é dizer-lhe um “não” firme sempre que ele lhe dá pequenos toques ou salta para o seu colo, mas esta atitude de o afastar ou de lhe dar qualquer outra resposta negativa, não ajuda porque envolve estar a dar-lhe atenção.
A mente dos cachorros vai mais além que a de outros animais, o seu cérebro pode comparar-se ao de uma criança pequena, capaz de sentir empatia, amor e tristeza. ... Os cachorros entendem o ambiente através de um olfato muito desenvolvido, além de através das cores, formas e música.
Bater não é seguro para o cão Dependendo da velocidade com a qual o cão veio para cima de você, a força do seu joelho no tórax dele pode se multiplicar e até provocar uma fratura de costela! Tapas no focinho também podem machucar, se forem fortes demais ou em região mais sensível.
Esse é o primeiro ponto para que não haja nenhum sofrimento na chegada do cachorro. O ideal é que essa separação aconteça apenas depois de 49 dias, quando o desmame pode ser realizado.
Nessa adaptação, o filhote pode ficar assustado, ansioso e se sentir desamparado. É aí que ocorre o trauma da separação, que se manifesta com longas horas de choro e gemidos. Outras possíveis causas para o cachorro filhote chorando à noite são frio, energia acumulada ou a necessidade inesgotável de receber carinho.
A dipirona é recomendada em casos de dor abdominal leve a moderada, febre e doenças reumáticas e, em animais, é administrada por via oral sob a forma mais comum, líquido, diretamente na boca, ou diluída na água de bebida ou na comida do animal se for muito difícil.
Forneça água e alimento em pequenas quantidades e de forma gradual vá aumentando. Não force a alimentação nos animais. Devido a anestesia, eles podem não ter o apetite normal e vomitarem nos dois primeiros dias após a castração. Mantenha o animal aquecido ao levá-lo para casa, até que ele retorne ao normal.
Cuidados após castração
Veja como fazer: Separe gaze, o produto receitado e se tiver em casa, água oxigenada (apenas no primeiro dia); Pegue o cão e veja como está o local; Se tiver sangue ao redor da ferida, umedeça uma gaze limpa com a água oxigenada e limpe o sangue.
O período de recuperação dos cães após a castração costuma variar entre 7 e 12 dias, tanto para fêmeas quanto para machos.
Restrições de atividade: Correr, pular, nadar ou usar as escadas devem ser evitados o máximo possível por aproximadamente 7 a 10 dias depois da cirurgia de castração.
As observações mais comuns, seis meses após a cirurgia, mostram aumento da agressividade das cadelas com estranhos, aumento de peso, diminuição da atividade física e aumento da docilidade com membros da casa.
Castrar seu cachorro evita que apareçam tumores nos testículos e minimiza tumores na próstata. Cachorros castrados, apresentam uma enorme diminuição no risco de desenvolvimento de algum tumor na próstata e durante o procedimento, anulam a possibilidade de desenvolvimento de tumores.