O estorno (chargeback) é a reversão de uma venda feita através de cartão de crédito ou débito diretamente com administradora, que pode acontecer pelos seguintes motivos: Não recebeu o produto.
O estorno é um direito do consumidor em casos, como: qualquer erro no valor cobrado, se estiver dentro do prazo de arrependimento de compra online, se ocorrer cancelamento da venda, ou cobrança extras indevidas. Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura.
Como pedir estorno do cartão de crédito?
As contas bancárias, tanto de Pessoa Física como de Pessoa Jurídica, que ficam muito tempo sem movimentação são bloqueadas pela banco. O prazo para que isso aconteça varia para cada instituição bancária. Por isso, se você faz a transferência para uma conta inativa, este valor é estornado.
Dentro do contexto contábil, estornar algo significa retificar um lançamento, creditando o que havia sido indevidamente debitado, ou vice-versa. ... Um exemplo muito comum de erro por parte do usuário e que pode ocasionar um estorno é a transferência DOC.
A devolução de um DOC ou TED pode ser feita em virtude de erros no preenchimento do formulário de transferência. Uma das principais razões é a devolução por divergência de titularidade, que é quando a conta do destinatário não bate com o CPF ou CNPJ informado no momento do envio da ordem de transferência.
Se o valor não for estornado em até 1 dia útil significa que a TED foi creditada com sucesso na conta-corrente ou poupança do destinatário dos recursos. Se houve algum erro ou a transferência for recusada pelo banco destinatário, o valor é devolvido, geralmente, no mesmo dia.
A transferência será devolvida por inconsistência nos dados. A devolução do TED é feita no mesmo dia, já o DOC pode demorar até dois dias úteis para ser devolvido. Em caso de devolução de DOC ou TED por erro nos dados o banco não é obrigado a devolver o custo da transferência, pois houve a tentativa de envio!
Mesmo com o procedimento de segurança, a TED deve cair no mesmo dia – desde que tenha sido efetivada em horário comercial – se isso não acontecer cabe ao consumidor fazer uma reclamação no SAC (Serviço de Apoio ao Cliente) ou Ouvidoria da instituição financeira.
Essa transação ocorre no prazo máximo de até 60 minutos após a transferência bancária. É importante ressaltar que apesar de não ter um limite mínimo e máximo de valor preestabelecido, essa operação ocorre apenas até às 17h do horário de Brasília.