Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 2 Sentimento ou demonstração de animosidade, em particular quando motivado por capricho ou implicância; antipatia, aversão, ojeriza: “Todos os pequenos da aula tinham birra do Pires.
1 Coisa feita com a intenção de contrariar alguém; birra, teimosia: “A circunstância de saber que Lúcia estava ali tão perto, a quatro ou cinco passos, mas inteiramente fora do seu alcance, o indispunha como se fosse uma pirraça levantada com o fim único de o afligir” ( AA2 ) .
Pirracenta: caracteriza a menina que faz pirraça, sendo assim,é adjetivo.
Significado de Trovador substantivo masculino Poeta lírico dos séc. ... Estudiosos do assunto acreditam que os trovadores grupo de poetas-músicos que floresceu no sul da França, em uma região chamada Provença podem ter calcado seus versos líricos em obras de poetas árabes da Espanha e de clássicos romanos, como Ovídio.
Vem de “trovador”, de “trova”, do Latim TORQUERE, “torcer, imprimir um movimento de rotação”, do Grego TROPOS, “direção de um canal, atitude, modo, tom”, que acabou terminando com o significado de “compor uma música”.
Menestrel (do francês antigo ménestrel; do latim ministerialis, minister), na Idade Média, era o poeta e bardo cujo desempenho lírico referia-se a histórias de lugares distantes ou sobre eventos históricos reais ou imaginários. Embora criassem seus próprios contos, muitas vezes memorizavam e floreavam obras de outros.
[Figurado] Cantor e músico ambulante. Plural: menestréis. Plural: menestréis.
Trovador: era o poeta; pertencia à nobreza e, à vezes, ao clero. As composições que executava para o seleto publico da corte tinham letra e música de autoria própria. Segrel ou Menestrel: era um nobre da mais baixa escala, um escudeiro, que tina por profissão a poesia.
menestrel do capiroto é musico do Demônio !
Trovador (francês: troubado[tʁubaduʁ]; occitano: trobador [tɾuβaˈður], pronúncia arcaica: [tɾuβaˈðor]), na lírica medieval, era o artista de origem nobre do sul da França que, geralmente acompanhado de instrumentos musicais, como o alaúde ou a cistre, compunha e entoava cantigas.
Cancioneiro é qualquer livro impresso ou manuscrito que contenha uma coletânea de canções, e por extensão, o registro sonoro destas canções. Dependendo da época em que a música foi composta, os cancioneiros podem ser divididos entre medievais, renascentistas e contemporâneos.
Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais.
Literatura. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
Trovadorismo: corresponde à primeira fase da história de Portugal e está intimamente ligado à formação do país como reino independente. O conjunto de suas manifestações literárias reúne os poemas feitos por trovadores para serem cantados em feiras, festas e castelos nos últimos séculos da Idade Média.
Trovadorismo foi um movimento literário e poético, que iniciou-se na idade Média por volta do seculo XII. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa. O s trovadores eram homens que pertenciam a nobreza,e escreviam poesias e cantavam em forma de cantiga.
Resposta. O trovadorismo é um gênero literário que surgiu na idade média por volta do século XII. Os trovadores eram homens da nobreza escreviam as poesias e as cantavam em forma de cantiga. Quando um homem não era nobre e escrevia as trovas, ele era chamado de jogral.
Resposta. Resposta: Principais características: Elas são escritas em forma de poesia, e o trovador (autor das composições) expressava a veneração pela mulher descrita na cantiga. São tradicionalmente divididas em cantigas de AMOR, AMIGO, MALDIZER e ESCÁRNIO.
Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.
As principais obras representantes do Trovadorismo são as seguintes:
Os artistas mais famosos são: Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade e Aires Nunes. Este período da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, época do início do Quinhentismo.
Os cancioneiros do Trovadorismo Os Cancioneiros são coletâneas de manuscritos das cantigas trovadorescas que foram produzidas em galego-português na primeira época medieval (a partir do século XI). Eles reúnem cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer, e que foram escritas por diversos autores.
Resposta. Na verdade existem cerca de 1080 cancioneiros medievais portugueses, porém segue uns alguns dos principais: cancioneiro da ajuda, cancioneiro da vaticana, cancioneiro da biblioteca nacional.
Resposta. Ela é a riqueza da nossa poesia, e desde o século 17 a música vocal foi fundamental no País ou ainda porque dariam aos compositores o melhor meio para a união da nossa tradição popular com elementos ditos eruditos, as canções sempre tiveram papel fundamental na obra de nossos principais compositores.
As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.