Tábuas da Lei - é o nome dado ao conjunto de leis que segundo a Bíblia, teriam sido originalmente escritos por Deus em tábuas de pedra e entregues ao profeta Moisés. Êxodo - O ÊXODO é o segundo livro da Bíblia e do Pentateuco.
Estas primeiras tábuas foram quebradas por Moisés, pela raiva que teve ao ver o povo de Deus adorando o bezerro de ouro, conforme Êxodo 32:19: “Quando Moisés aproximou-se do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou-se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando-as.”
Os mandamentos não apenas nos mostram o que Deus quer; eles nos mostram como é Deus. Eles dizem algo sobre sua honra, seu valor e sua majestade. Eles nos dizem o que importa para Deus. Não podemos desdenhar a lei sem desrespeitar o Legislador.
Nela foram guardadas as duas tábuas da lei; a vara de Aarão; e um vaso do maná. Estas três coisas representavam a aliança de Deus com o povo de Israel. Para judeus e prosélitos a Arca não era só uma representação, mas a própria presença de Deus.
Os Dez Mandamentos, ou Decálogo – 'dez palavras' -, é portanto a totalidade das leis que, de acordo com os escritos bíblicos, constituem os textos escritos diretamente pelo Criador em tábuas de pedra e assim doados a Moisés. ... O papel de Moisés é preparar o coração e a alma de seu povo para a posterior vinda do Messias.
Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.