Não há um conceito determinado, claro, explícito, no Ordenamento Jurídico que discipline o “procedimento irregular de natureza grave”, abrindo espaços para atos falhos e, muitas vezes, ilegais, como por exemplo, a aplicabilidade de sanção quando não cabível ou desnecessária, destruindo carreiras e, até mesmo, vidas, o ...
O comportamento ético entre os trabalhadores de uma organização garante que o ambiente profissional funcione com honestidade e integridade. Os colaboradores que usam a ética para orientar seu comportamento aderem às políticas e regras da empresa ao se esforçarem para atingir os objetivos da organização.
Uma pessoa antiética é capaz de compartilhar informações sigilosas da empresa, causar intrigas no trabalho para ganhar uma promoção e, até mesmo, atrapalhar negociações para se dar bem financeiramente. Outras atitudes que sinalizam a falta de ética é falar mal do chefe, de colegas e clientes, além de espalhar boatos.
Qual a importância da ética profissional? A ética no ambiente profissional contribui para garantir o bom andamento das atividades e favorecer o clima organizacional sadio e harmonioso. Dessa forma, os funcionários passam a desenvolver mais confiança entre si, o que auxilia no aumento da produtividade.
Condutas éticas geram reflexos positivos, tanto para a organização quanto para seus empregados, na medida em que aumentam a produtividade, estimulam a harmonia no ambiente de trabalho e ajudam no desenvolvimento profissional dos que o compõem.