Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza - o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.
Tentei definir o que é felicidade para mim, colocando em palavras esse sentimento tão maravilhoso mas tão complexo de explicar. Felicidade é aquele instante de vida que vale a pena ser vivido. ... Ser feliz é ter paz de espirito, leveza e bondade com os outros. Feliz é quem agradece e reconhece, ao invés de reclamar.
A doutrina de Epicuro substitui o bem pelo prazer e o mal pela dor. A felicidade consiste em assegurar-se com o máximo de prazer e o mínimo de dores, por meio da saúde do corpo e do espírito. ... Ou seja, deu origem a uma doutrina filosófica e moral que tem como base o "prazer", modo de obtenção da felicidade humana.
No Jardim buscava-se afastar-se de todas as dores e aproximar-se dos prazeres simples, apenas aqueles que não nos tirasse o equilíbrio e a tranquilidade da alma. Era assim que Epicuro vivia, em boa companhia.
Epicuro também é conhecido como o Filósofo do Jardim, pois "O Jardim" foi como ficou conhecida a escola por ele fundada e que consistia numa comunidade de amigos e seguidores. Lá, escreveu com detalhes a filosofia que iria se tornar conhecida como epicurismo.
Epicuro defendia ardorosamente a liberdade humana e a tranquilidade do espírito. O atomismo, acreditava o filósofo, poderia garantir ambas as coisas desde que modificado. A representação vulgar do mundo com seus deuses, o medo dos quais fez com que se cometessem os piores atos, é obstáculo à serenidade.
270 a.C.
Epicuro não só admite a busca de prazeres positivos, mas também delimita quais devem ser buscados, sempre procurando não afastar-se de seu ideal, a ataraxia. Para ele, há três tipos de prazer, a saber: prazeres naturais e necessários, prazeres naturais e não necessários e os prazeres não naturais e não necessários.
Epicuro observou e distinguiu os desejos humanos em três categorias: 1) desejos naturais e necessários, 2) desejos naturais, mas não-necessários, e 3) desejos não-naturais e não necessários. No primeiro grupo ele classificou os desejos ligados à conservação da vida do indivíduo.
Resposta: Epicuro faz a distinção em três tipo: naturais necessários, naturais não necessários e não naturais não necessários. Qual tipo de prazer podemos experimentar? . Naturais não necessários: são prazeres, mas não necessários no sentido em que excedem a simples manutenção da existência.