Uma temperatura axilar acima de 37,8°C, que pode ocorrer como reação a uma infecção , é considerada febre . Outros fatores que podem elevar a temperatura do corpo são medicamentos como os antibióticos, narcóticos, barbitúricos, anti-histamínicos e outros.
Leve (35 a 33 °C); sensação de frio, tremores, letargia motora, espasmos musculares. A pele fica fria, as extremidades do corpo apresentam tonalidade cinzenta ou levemente arroxeada (cianótica). A pessoa tem confusão mental.
A urticária colinérgica é um tipo de alergia da pele que surge após aumento da temperatura do corpo, que pode acontecer em períodos de calor ou realização de uma atividade física, por exemplo.
A vasodilatação muscular e o desvio de circulação para a pele, para fazer a troca térmica durante o exercício e evitar que a pessoa eleve muito a temperatura corporal, podem gerar essa sensação de coceira em alguns indivíduos. Os vasos se dilatam e há um aumento da quantidade de sangue passando na região.
As causas da alergia emocional não estão bem definidas, mas podem acontecer porque o estresse e a ansiedade aumentam a produção de algumas substâncias, chamadas de catecolaminas, e faz com que ocorra a liberação do hormônio cortisol, e isto provoca uma reação inflamatória no corpo.
Como se manifesta no corpo? Coceira pelo corpo e vermelhidão na pele são sinais comuns da alergia emocional, embora não haja um padrão para todos os casos. "Na pele, geralmente ela se apresenta com coceira e vermelhidão, mas pode também se manifestar com suor excessivo e insônia", explica.
Alergia e problemas de pele A alergia nervosa é um tipo de dermatite que pode surgir após situações de estresse ou problemas emocionais. Pode ser caracterizada por lesões do tipo eczema, ou seja, placas vermelhas e ásperas, algumas vezes, com pequenas bolhas e tendo a coceira como principal sintoma.