A osteoartropatia hipertrófica (OAH) é uma alteração sistêmica que acomete os ossos, articulações e partes moles, sendo, na maioria das vezes, secundária a alguma doença, geralmente intratorácica(1-7).
Veja abaixo algumas das doenças tratadas pelo hospital:
Doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal e os nervos são chamadas doenças neurológicas. Os sintomas neurológicos são causados por um transtorno que afeta parte de ou todo o sistema nervoso.
Quais os sintomas de problemas neurológicos?
Sintomas de Tumor cerebral
Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos:
Por momentos sua visão fica turva. Geralmente, ele tem sono. Esses são alguns dos sintomas que caracterizam o que se denomina lesão cerebral traumática leve. Outros sintomas podem incluir a confusão, tontura, incapacidade para suportar ruídos e a luz, mudanças de humor, fadiga e problemas de memória ou de concentração.
Eletroencefalograma, polissonografia, tomografia e ressonância magnética são instrumentos de diagnóstico de condições relacionadas ao sistema nervoso. O que acontece é que, sozinhos, tais exames não oferecem a interpretação tão necessária para a apresentação de uma hipótese diagnóstica.
A ressonância magnética é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas. As imagens obtidas com a ressonância são geralmente mais detalhadas do que as da tomografia computadorizada.
A “Avaliação Neurológica Simplificada” foi um material criado em 1997 e continua a ser utilizado até hoje para capacitação de profissionais e como material de consulta nos serviços. A atual edição corrige alguns erros como as deformidades resultantes de lesão do nervo ulnar ou mediano.
Para a capacidade de perceber um objeto pontiagudo, o melhor teste de triagem utiliza um alfinete de segurança ou outro objeto para tocar levemente a face, o tronco e os 4 membros; pergunta-se ao paciente ele sente a mesma picada nos 2 lados e se a sensação é pontual ou imprecisa.
Passando pelo exame físico, verificaremos o tônus, a força muscular, a sensibilidade, os reflexos, a postura, o equilíbrio e tudo aquilo que possa dar suporte as atividades de vida diária como o equilíbrio, por exemplo.
No sistema nervoso periférico, a lesão das vias sensitivas, cortando a via aferente, abole o arco reflexo elementar e determina alterações mo- toras : arrefletividade, A interrupção das vias longas ascendentes que conduzem, na medula, a sensibilidade profunda consciente, determina ataxia sensitiva que é, também, um ...
Os quatro diferentes tipos de sensibilidade são: a sensibilidade superficial ou exteroceptivas que engloba a dor superficial, o tato e a sensibilidade térmica; a sensibilidade proprioceptiva a qual fornece informações cinético-posturais das diferentes partes do corpo; a sensibilidade profunda da qual fazem parte a ...
Os reflexos tendinosos, também chamados reflexos profundos, músculo-tendinosos, miotáticos, miotáticos fásicos, e reflexos proprioceptivos, são provocados pelo súbito estiramento de um músculo, através da percussão com um martelo de percussão de borracha, de seu tendão ou de uma parte do membro onde este se insere.
Superficiais: nesta classe de reflexos, os estímulos são realizados sobre a pele ou mucosas e provocam contrações musculares, geralmente circunscritas aos grupos musculares da região excitada.
A) Reflexos profundos: O estímulo para avaliar os reflexos profundos deve ser um estiramento rápido do músculo causado pela percussão do tendão, realizada com o auxílio do martelo neurológico. O paciente deve manter os músculos bem relaxados e o examinador deve comparar as respostas entre os dois hemicorpos.