Já quando a célula animal é colocada em uma solução hipertônica (solução que apresenta concentração maior do que o interior da célula), ela irá perder água por osmose para o ambiente e irá murchar.
Quando uma célula vegetal está em meio hipotônico, absorve água. Ao contrário da célula animal, ela não se rompe, pois é revestida pela parede celular ou membrana celulósica, que é totalmente permeável, mas tem elasticidade limitada, restringindo o aumento do volume da célula.
Assim, um meio hipotônico é quando a concentração do soluto é menor que a concentração do solvente.
Se uma célula for colocada em uma solução hipertônica, haverá um fluxo resultante de água para fora da célula, e a célula perderá volume. ... Uma solução será hipertônica a uma célula se sua concentração de soluto for maior que aquela dentro da célula, e os solutos não puderem atravessar a membrana.
A osmose pode provocar alterações de volume celular. Quando uma célula encontra-se imersa em uma solução isotônica ela nunca ganha ou perde água e quando colocadas em uma solução hipertônica elas tendem a encolher pois perdem água para o meio exterior.
Tipos de transporte ativo