Amigos e seguidores do Blog EDUCAR É VIVER, logo que iniciam as aulas devemos fazer o teste de psicogênese( diagnóstico), para termos uma noção do conhecimento de nossos alunos. ... Descobrir em qual nível cada uma está é uma importante ferramenta para os professores alfabetizadores levar os alunos à aprender.
A Psicogênese (do grego psyche, alma; genesis, origem) é a parte da Psicologia que se ocupa em estudar a origem e o desenvolvimento dos processos mentais, das funções psíquicas, das causas psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento etc.
O termo psicogênese pode ser compreendido como origem, gênese ou história da aquisição de conhecimentos e funções psicológicas de cada pessoa, processo que ocorre ao longo de todo o desenvolvimento, desde os anos iniciais da infância, e aplica-se a qualquer objeto ou campo de conhecimento.
Níveis no Processo de Alfabetização
Níveis de escrita e leitura
As dificuldades podem advir de fatores orgânicos ou mesmo emocionais e é importante que sejam descobertas a fim de auxiliar o desenvolvimento do processo educativo, percebendo se estão associadas à preguiça, cansaço, sono, tristeza, agitação, desordem, dentre outros, considerados fatores que também desmotivam o ...
A boa notícia é que é possível superar este problema....Dificuldade de Aprendizagem na Escola: como superar?
7 Dicas Essenciais de Como Superar as Dificuldades da Vida!!
Este artigo focou em quatro dificuldades específicas: Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia, procurando compreender sua interferência no processo de aprendizagem. A literatura especializada caracteriza essas dificuldades de difícil diagnóstico para o professor.
As crianças podem ter dificuldades com a leitura devido a dificuldades subjacentes à decodificação de palavras ou compreensão de linguagem. Outras têm dificuldade em adquirir as habilidades de ler, escrever e soletrar devidamente, sendo muito difícil atingir uma fluência esperada para sua idade.
Falta de apoio e participação efetiva da família Alunos sem apoio, sem estímulo e sem acompanhamento dos pais podem apresentar dificuldades na alfabetização. Muitas dessas crianças são faltosas e, muitas vezes, sem justificativas reais.
Métodos didáticos modernos propõem que a alfabetização vá além dos processos tradicionais baseados na codificação e decodificação de letras, em fonemas, sílabas, palavras e textos. A alfabetização deve ser pautada pela leitura de textos próximos da realidade cultural da criança.