Ação é a menor parcela do capital social das companhias ou sociedades anônimas. É, portanto, um título patrimonial e, como tal, concede aos seus titulares, os acionistas, todos os direitos e deveres de um sócio, no limite das ações possuídas.
Uma das principais características do tipo ideal não é o fato de que não corresponde à realidade, e sim, o de que pode ajudar em sua compreensão, estabelecido de forma racional, porém com base nas escolhas pessoais anteriores daquele que está analisando.
A. Os fatos sociais devem ser tratados como COISAS. Para Durkheim, "é coisa tudo aquilo que é dado, e que se impõe à observação". Nem a existência da natureza humana nem o sentido de progresso no tempo, como admitia Comte por exemplo, fazia sentido, segundo Durkheim, dentro do método sociológico.
Ação Social para Max Weber Para o sociólogo alemão Max Weber a ação social só existe quando os indivíduos estabelecem relações comunicativas com outros da sociedade, ou seja, ela ocorre através das relações sociais. Os estudos de Weber tentaram compreender o conceito de ação social e suas implicações na sociedade.
Um dos principais conceitos elaborados por Max Weber para analisar as relações de mando e obediência na sociedade é o de "dominação". Quais os três tipos de dominação de uma ordem legítima definidos pelo autor? Moderna, patrimonialista e demagoga. Racional legal, tradicional e carismática.
“É extracotidiana porque ocorre fora de formas cotidianas de dominação. Ela é irracional por não haver regras ou tradições. Alheia à economia, vive de aquisições ocasionais por meio de doações, gorjetas, extorsão e violência” (CLEMENTE, A. J.; JULIANO, M. C.