Vizinhança Solidária é um programa que foi criado pela Polícia Militar em 2009, quando foram procurados por um grupo de síndicos de prédios no Itaim Bibi. A ideia do programa foi de promover reuniões periódicas entre vizinhos, com participação de representantes da polícia, para discutir ações de segurança.
A unidade de vizinhança é baseada no pressuposto que os equipamentos urbanos devem estar próximos às habitações e estas não devem ser interrompidas por vias de trânsito de passagem, priorizando o acesso aos equipamentos urbanos, preservando a vida comunitária e dando segurança às pessoas que ali transitam.
O projeto Vigilância Solidária consiste em unir os moradores e conscientizá-los que a solidariedade entre os vizinhos, no quesito segurança, é uma ferramenta de policiamento preventivo. ... Colabore com a segurança do seu bairro.
10 passos para formar um grupo de Vizinhança Solidária
Você poderá registrar a ocorrência, acessando o site da Polícia Militar, www.policiamilitar.sp.gov.br e clicar em “Cadastro de Ocorrência de Barulho”, porém os pedidos são priorizados em razão da gravidade da situação, como homicídio, roubo, furto, extorsão, sequestro, entre outras.
O principal desafio para quem trabalha no 190 é manter o sangue-frio mesmo quando a pessoa que está ao telefone lhe dirige os piores impropérios. Cada atendente recebe um salário de 830 a 2 800 reais por mês, de acordo com a patente. Para trabalhar ali, é necessário passar por testes e entrevistas.
O 190 é um telefone destinado para emergências e urgências policiais”, explicou o major da Polícia Militar, Olavo Vianei Francischett Nunes, que é chefe do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) – que recebe todas as ligações do 190.
Como se trata de um número para emergências policiais, é preciso saber QUANDO LIGAR para o 190:
Para fazer a denúncia, basta acessar ao site www.webdenuncia.org.br, clicar na opção "denuncie agora" e escolher o tipo de crime a ser relatado. As denúncias podem ser feitas por computador, tablets ou celulares com acesso à internet.
O telefone 181 funciona 24 horas, todos os dias da semana, e as ligações são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181 , que permite inserir fotos e vídeos. Em todos esses meios, o sigilo das informações é preservado.