O que o osso esfenoide? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Osso esfenóide O esfenóide é composto por um corpo central e três pares de processos: as asas menores, as asas maiores e os pterigóides. As asas maiores projetam-se lateralmente a partir do corpo do esfenóide, formando partes da fossa média do crânio e da órbita.
Qual a classificação do osso esfenoide?
É um osso irregular, ímpar e situa-se na base do crânio anteriormente aos temporais e à porção basilar do osso occipital.
Qual a forma do osso esfenoide?
O osso esfenoide (do latim sphenoidale) é um osso situado na base do crânio anteriormente aos processos jugular e basilar do osso occipital. Apresenta um formato semelhante a uma borboleta ou morcego com as asas abertas.
O que é o osso Etmoide?
O etmóide é um osso ímpar, simétrico e mediano que, juntamente com os ossos: frontal, parietal, temporal, occipital e esfenóide, contribuem para formar a cavidade craniana e algumas regiões comuns a face e ao crânio.
Onde se localiza o processo Pterigóide?
Os processos pterigoides são extensões da superfície basal do corpo do esfenoide. Os processos contêm dois canais conhecidos como canais pterigoides: canais vidianos (→ nervo petroso maior, nervo petroso profundo, vasos do canal pterigóide) canal faríngeo (→ nervo faríngeo).
Qual a classificação dos ossos da face?
Os ossos da face podem ser estudados separadamente dos osso do crânio. A face é composta por 14 ossos divididos em pares e ímpares. Os pares são: a maxila, concha nasal inferior, zigomático, palatino, nasal e lacrimal. Os ímpares são: a mandíbula e o vômer.
Como se classifica o osso etmóide?
Osso etmoide – osso ímpar é considerado um osso do crânio, mas faz parte do esqueleto facial, pois fica entre as duas órbitas, forma a maior parte superior da cavidade nasal e constitui o septo nasal.
Para que serve o osso etmóide?
O osso etmoide (pré-AO 1990: osso etmóide) (do grego Ɛθmɔɪd significando "peneira") é um osso único e mediano que, juntamente com o frontal, os parietais, os temporais, o occipital e o esfenoide, contribui para formar a cavidade craniana e a cavidade nasal. Fica no centro do crânio articulado com quinze ossos.
Qual é o osso vômer?
O osso vômer é um osso ímpar, na linha sagital mediana, e consiste em um osso que forma a porção posteroinferior do septo nasal, que separa as duas fossas nasais.
Onde se localiza o músculo pterigóideo lateral?
Ajude a inserir referências. O músculo pterigoideo lateral é um músculo da mastigação, localizado na cabeça. A Cabeça superior do músculo tem origem na face infratemporal e crista infratemporal da asa maior do osso esfenoide. A Cabeça inferior origina-se na face lateral da lâmina lateral do processo pterigoide.
O que é processo Pterigoideo?
Pterigóideo medial É o menor músculo adutor da mandíbula. É encontrado na superfície medial do ramo da mandíbula, originando-se na superfície ventral do crânio, com dois pontos de origem, a face medial da lâmina lateral do processo pterigoide e a fossa pterigóidea.
Onde se localiza o vômer?
O Vômer ou vómer é um osso central do crânio dos cordados que forma a cavidade nasal e. É maior, proporcionalmente ao corpo, em animais com bom olfato.