O marketing vem conquistando cada vez mais espaço por permitir estudos aprofundados de mercado, atuando diretamente na inteligência estratégica e competitiva das empresas. Longe de ser apenas um meio de propaganda de produtos e serviços oferecidos, o marketing é importante para gerar valor e efetuar vendas.
O Marketing Digital busca, além da captação de novos clientes, a fidelização deles. Portanto, se a sua vontade é fazer uma boa divulgação de sua empresa e se colocar no mercado, um planejamento de Marketing Digital é um ponto de partida vital e de extrema importância.
Investir no marketing de serviços fará com que a sua empresa entenda melhor as necessidades dos consumidores — uma excelente oportunidade de otimizar seus serviços, trazer mais destaque para a organização no mercado e atrair mais clientes.
Definido o conceito, podemos afirmar que o Marketing como processo sistematizado surgiu com o nascimento do capitalismo, no século XV. Foi nesse período que começaram os processos produtivos, as fábricas e a expansão do mercantilismo, surgindo neste cenário às figuras dos intermediários – varejistas e atacadistas.
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J.
O termo “marketing pessoal” só surgiu, de acordo com os especialistas, a partir da década de 1960, juntamente com a ideia trazida pelo marketing de marcas, produtos e serviços.
Originalmente, o conceito deste termo teria surgido a partir do latim mercatus, que era o nome do local destinado para a compra e venda de objetos. A definição moderna de marketing só se popularizou após o fim de Segunda Guerra Mundial. ...
Conceito de Marketing A palavra Market, do inglês, significa mercado. O termo Marketing é utilizado para o estudo dos mecanismos que orientam as relações de troca de produtos, serviços ou ideias.
Philip Kotler
A origem do marketing de conteúdo Em 1895, era lançada a revista The Furrow, com o objetivo de informar os trabalhadores do campo que tivessem interesse em qualificar seus negócios. Atualmente, as publicações estão disponíveis em diversos países e podem ser lidas no site da revista.
O marketing buscava uma identidade própria. Já no período entre guerras, ou seja, entre o começo do século XX até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, mercadológicos passaram a enxergar a necessidade de entender como a propaganda afetava pessoas e negócios.
Nesse momento o marketing começou a ser estudado. Foi a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, em 1954, que introduziu o conceito de marketing, ou mercadologia no Brasil. Tendo sido aportuguesada a palavra marketing no final de 1980.
O surgimento do marketing digital se deu juntamente com a internet nos anos 1960, porém só começou a crescer de maneira absurda após a década de 90, pois foi quando a população começou a ter mais acesso à internet tanto em suas casas como no trabalho.
Com o advento da internet na década de 90, Tim Berners-lee idealiza a web com o objetivo de apenas compartilhar arquivos com seus amigos.
Em 1993 a Internet tornou-se disponível para o público em geral e a partir daí viu sua expansão, ganhando 50 milhões de usuários entre 1995 e 1998. Dale Dougherty foi o pioneiro ao lançar a primeira publicação comercial, chamada GNN.
Historicamente a idéia de exigir uma plataforma para criação de fóruns, postagens e compartilhamentos surgiu por volta de 1970, com os sistemas BBS e Usenet, que perderam espaço nos anos 90, com a chegada do IRC e ICQ, que traziam como grande atrativo a possibilidade de troca de mensagens instantâneas, criando então ...
A imprensa como é conhecida hoje, é resultado de um processo milenar precedido pela evolução da escrita e pelas formas rústicas de se reproduzir informações. Há relatos de que um século antes da criação da prensa móvel, já havia um processo de prensar selos cilíndricos em um material composto de cera e argila.
A mídia digital é inteiramente composta por códigos numéricos ou dígitos (daí o termo digital), ao contrário da mídia analógica que depende de uma série de aparatos físicos para gravação e reprodução. Os canais de comunicação online como sites, blogs e redes sociais são o principal exemplo de mídia digital.
O estudo das imagens segundo a Sintaxe Visual nasceu dentro da escola de psicologia na teoria da Gestalt. A Sintaxe Visual veio para se apropriar da psicologia em prol do estudo da imagem. ... Cada Signo tem seu Significante (imagem material) e Significado (imagem conceitual).
Na maioria das vezes que é usada no português refere-se aos meios de comunicação. ... Desse modo, a mídia audiovisual diz respeito a todo meio de comunicação em que há a utilização conjunta de elementos visuais (imagens, fotografias, desenhos, gráficos, esquemas, etc.)
Em 1841, a primeira agência de publicidade e propaganda foi criada por Volney Palmer em Boston. A agência criada por Palmer também foi a primeira a cobrar a taxa de 25% de comissão dos jornais para vender espaço publicitário, o que antes era feito apenas por corretores de propaganda. A N. W.
Você sabia que antes da publicidade existir, a propaganda era feita "boca a boca"? Mas depois que surgiram os primeiros jornais, em 1808, iniciaram-se os primeiros anúncios. Nos anos 1900, foi quando começaram a surgir as primeiras revistas no Brasil.
Em 1625 surgiu o primeiro anúncio, no jornal inglês Mercurius Britanicus, sobre um livro. Seis anos mais tarde surge a primeira seção de anúncios no jornal de T. Renaudot (em Paris), para atrair a atenção dos leitores.
Nos Estados Unidos, o primeiro anúncio de jornal foi publicado em 1704. Era um anúncio imobiliário. ... Neste início da utilização da Publicidade e Propaganda em jornais, a ética não era exatamente uma preocupação dos anunciantes. Era comum encontrar propagandas falsas, pois não havia nenhuma regulamentação.
Entretanto, o movimento surgiu na Europa, no finalzinho do século XIX, e teve inicio no Brasil nos anos 1920. A famosa Semana da Arte Moderna de 1922 consolidou o novo modelo em território brasileiro.