Bem, o tabaco é rico em uma substância chamada nicotina, que estimula a produção de dopamina, um dos maiores mediadores químicos das células, que atua nos centros de prazer do cérebro. Sem a nicotina, o cérebro do dependente recebe menos dopamina. Para compensar, o organismo produz mais noradrenalina.
Fumantes passivos também sofrem os efeitos imediatos, tais como, irritação nos olhos, manifestações nasais, tosse, cefaleia, aumento de problemas alérgicos, principalmente das vias respiratórias, aumento do número de infecções respiratórias em crianças, e elevação da pressão arterial.
Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em diferentes ambientes respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.
“O ambiente fica impregnado com as substâncias tóxicas. Por exemplo, se uma pessoa fuma dentro de um carro, essas substâncias levam até 24 horas para se dissipar.
A prevenção individual cabe principalmente à pessoa que fuma. Idealmente, ela deveria parar de fumar. Se isto for impossível ela deve, pelo menos, fumar à distância das demais pessoas, de preferência em locais abertos. Os não-fumantes, por seu turno, devem evitar a companhia frequente de fumantes.
Confira as seis maneiras de tirar e disfarçar o cheiro de cigarro em casa e no carro e livre-se já deste problema.
O vinagre é um ótimo neutralizador de odores e ajuda a espantar qualquer cheiro. Assim como o vinagre, as frutas cítricas são excelentes aliadas no combate ao mau cheiro deixado pelo cigarro. Por isso, vale a pena também esfregar um pouco de limão ou laranja nas mãos.
Odor de cigarro Se o cheiro já estiver no colchão, Adriani indica a mistura de 1 colher de sopa de detergente líquido e duas xícaras de água fria, aplicando em todo o colchão até atingir a absorção total, secando depois. “No lugar do detergente, pode-se usar vinagre de álcool, ótimo para retirar odores”, completa.
A primeira dica é bem simples. Você vai colocar um pouco de água para ferver em uma panela. Em seguida, corte um limão em rodelas e despeje na água fervente. Deixe que a mistura permaneça por um período de 10 a 30 minutos, para que assim o aroma se espalhe por toda a casa e finalmente saia o cheiro de queimado.
Consiga um recipiente com borrifador, misture vinagre de álcool com água fria e aplique sobre os locais desejados. Não esfregue, deixe agir por 10 minutos e seque com uma toalha ou pano seco. Porém, se mesmo assim o cheiro continuar impregnado no seu colchão, talvez a melhor solução seja trocá-lo.
O vinagre branco é um ótimo aliado na remoção de odores, tanto de roupas como de ambientes. Outro produto que pode auxiliar esse processo é o bicarbonato de sódio, também pode ser usado da mesma forma ou até junto ao vinagre branco.
Como tirar cheiro de cigarro da roupa
Para isso, o álcool etílico vai ser o seu melhor aliado. Esse é um truque bem simples e rápido: é só colocar um pouco do álcool em cima da mancha e esfregar com uma escova de dente. Em vez de aplicar diretamente na roupa, você pode usar um algodão embebido no produto.
Manchas de nicotina leves podem ser removidas com uma solução suave feita a partir de água morna e detergente líquido. Use um pano macio e sem fios e passe suavemente sobre a área afetada.
Assim, fizemos uma lista dos melhores para não só remover a nicotina do organismo mas também para limpar os pulmões....Para fumantes e ex-fumantes: estes alimentos vão expulsar a nicotina do seu corpo!
Qual o mais indicado para ex fumante? O mais indicado é fazer microabrasão dental, limpeza completo com remoção de tártaro e clareamento dental. Também pode usar os laminados cerâmicos (lentes de contato).
Um tratamento caseiro para tirar manchas amarelas ou escuras dos dentes causadas pelo café, por exemplo, que serve também para clarear os dentes, é a utilização de uma moldeira ou molde de silicone com um gel clareador, como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio.
Escove os dentes e enxague a boca com muita água. Depois bocheche com 10 ml de Periogard 0,2 % durante um minuto e cuspa. A solução está pronta a ser utilizada, pelo que não deve ser diluída.
A boa notícia é que as manchas de pequena dimensão e intensidade podem ser minimizadas com uma boa higiene bucal e com o uso de produtos com flúor. Já as de maior intensidade necessitam procedimentos clínicos, como micro-abrasões ou restaurações, segundo o ortodontista.
Misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com uma pitada de sal e coloque um pouco dessa mistura na sua escova de dentes. Alternativamente, adicione-a à pasta de dentes que usa regularmente. Não escove com bicarbonato de sódio mais do que uma vez por semana, porque isso pode provocar danos no esmalte.