adjetivo masculino e feminino [Botânica] Que se assemelha a um caule. Etimologia (origem da palavra caulóide). Caulo + óide. substantivo masculino Parte de um talo que exteriormente se assemelha a um caule.
Olá! Quando nos referimos as plantas que não apresentam tecido vascular, ovário e semente e ainda tem como geração dominante a esporofítica, estamos falando de um grupo chamado briófitas. As briófitas são plantas de pequeno porte, e não podem ser grandes por não ter tecido vascular, e o transporte é feito por osmose.
As algas diferem das plantas sob vários aspectos. Elas não têm caules nem folhas, e suas raízes são diferentes das raízes das plantas. Além disso, não apresentam flores nem sementes. Assim como as plantas, porém, as algas produzem seu próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese.
As plantas pertencem ao Reino Plantae, enquanto as algas fazem parte do Reino Protista. Nesse sentido, as plantas possuem a estrutura celular mais complexa, apresentado células eucarióticas e pluricelulares, ao passo que algas apresentam células mais simples podendo ser multi ou unicelulares.
O processo evolutivo das plantas. ... Outras evidências sugerem que as plantas terrestres tenham surgido de algas pluricelulares aquáticas, que se desenvolveram a partir de algas verdes unicelulares e, somente após, colonizaram o ambiente terrestre.
Importância econômica : em algumas algas há substâncias como alginato e ágar, muito utilizados em indústrias de cosméticos, por isso, há uma relevância a existência de algas. Importância ecológica : as algas do fitoplâncton são as maiores produtoras de gás oxigênio de todo o mundo e são consideradas o pulmão do mundo.