O Arcadismo no Brasil foi o movimento literário posterior ao Barroco e anterior ao Romantismo. Esse movimento também é conhecido como Neoclassicismo – devido à retomada dos valores gregos e romanos – ou Setecentismo, já que o estilo ocorreu no século XVII.
Os pseudônimos ocorrem quando escritores criam nomes diferentes para assinar seus trabalhos. ... Que não se confunda “pseudônimo” com “heterônimo”, já que este é a atribuição de um outro nome, imaginário, com qualidades e tendências próprias, individuais, diferentes das do criador, como muito bem fez Fernando Pessoa.
f) USO DE PSEUDÔNIMOS – O poeta árcade adota nome falso porque se considera um “pastor de ovelhas”. É como se o escritor tivesse duas identidades: uma real, outra especial, usada apenas para compor poesias. Tomás Antônio Gonzaga, o nosso maior poeta árcade, era advogado e político na vida real.
O arcadismo foi um movimento literário europeu do século XVIII. Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. O nome dessa escola estética refere-se à Arcádia, região campestre da Grécia Antiga onde viviam pastores e poetas.
Tais nomes falsos ou pseudônimos são escolhidos porque os poetas se consideram pastores de ovelhas, ou seja, os escritores se consideravam com mais de uma identidade: a identidade real, que corresponde à sua verdadeira identidade; e uma ou mais identidades especiais, utilizadas para compor as poesias.
Fugere urbem: "fugir da cidade", do escritor clássico Horácio; Locus amoenus: "lugar ameno", um refúgio ameno em detrimento dos centros urbanos monárquicos; Carpe diem: "aproveitar a vida", o pastor, ciente da efemeridade do tempo, convida sua amada a aproveitar o momento presente.
Contexto Histórico O Arcadismo (ou Neoclassicismo) surge em 1756 com a fundação da Arcádia Lusitana: movimento de reação ao Barroco. O Arcadismo procurava restabelecer o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista, rompida pelo período da contra-reforma protestante.
Como os arcadista se denominavam? Eles se denominavam pastores.
Assim como o lusitano, o arcadismo brasileiro defende uma poesia mais simples, de imitação da natureza que se opunha ao Barroco, estética que lhe é anterior. ... Por isso, a poesia árcade (que se opõe à barroca) buscava uma poesia mais simples, privilegiando o verso, valorizando as formas fixas, como soneto e odes.
Carpe Diem: significa “viver o instante”, ou seja, aproveitar o dia enquanto é jovem e a velhice não chega. Os textos árcades exploravam, portanto, a efemeridade da vida. Fugere urbem: trata-se de “fugir da cidade”, isto é, ir para o campo, longe da urbanidade.
Principais Características
Dentre as principais características do Arcadismo no Brasil estão o apego aos valores da terra, expressos por meio de poesias simples e bucólicas; a valorização do índio como “bom selvagem”; e a sátira política que abordava a exploração portuguesa e a corrupção dos governos coloniais.
Também conhecido como neoclassicismo, o arcadismo, no Brasil, teve como marco inicial o livro “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, em 1768, e foi a principal tendência estética produzida no país na época, tendo seus principais autores presentes na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, em Minas Gerais.
3-O Arcadismo propõe uma literatura compromissada com a simplicidade. ... Além disso, os poetas Árcades também defendiam os ideais iluministas, a exemplo da liberdade e da autonomia, realizando uma crítica dir7eta à nobreza e também ao clero, sendo que estes viviam no topo da pirâmide social, "sugando" a população geral.
O arcadismo foi um movimento literário que ocorreu no século XVIII, no Brasil, e teve produções líricas, satíricas e épicas. O arcadismo foi um movimento literário nascido na Europa do século XVIII. ... A obra dos árcades brasileiros pode ser dividida em “poemas líricos”, “obras satíricas” e “literatura épica”.
As caraterísticas do arcadismo refletem a simplicidade por meio da exaltação na natureza proposta pelos arcadistas. Dessa forma, os escritores árcades estavam preocupados em demostrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos.
Principais autores brasileiros: Santa Rita Durão, Basílio da Gama, Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Silva Alvarenga e Inácio José de Alvarenga Peixoto.
- Basílio da Gama
Principais Autores Barrocos do Brasil
Os principais autores do arcadismo português foram:
Manuel Maria Barbosa Du Bocage
Resposta. Resposta: Em Portugal, o Arcadismo estende-se desde 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana, até 1825, com a publicação do poema "Camões", de Almeida Garret, considerado o marco inicial do Romantismo Lusitano.
Os temas mais explorados são: bucólicos, pastoris e da mitologia clássica. Além disso, realizou traduções e escreveu poesias eróticas, burlescas, satíricas e outros gêneros literários, como odes, canções, idílios, epístolas, fábulas. Algumas de suas obras: Morte de D.
Manuel Maria Barbosa du Bocage foi um poeta árcade precursor do Romantismo . ... Após a condenação por impiedade e a estada nas masmorras do Limoeiro, nas da Inquisição, no claustro de São Bento e no convento dos oratorianos, Bocage se conforma às convenções morais e religiosas da época e se retrata.