Mas algo mudou nos operários entre as duas fases da expansão da indústria. Ao invés de protestos isolados, os trabalhadores passaram a se organizar melhor. Surgiram os sindicatos, grupos organizados de trabalhadores que reivindicavam melhoras na sua situação.
Com a Revolução Industrial Inglesa surgiu uma classe operária de baixos salários e jornadas de trabalho de 16 horas. ... Mulheres e crianças lotavam as fábricas, com salários mais baixos que o dos homens. As condições de trabalho eram precárias e colocavam em risco a vida e a saúde do trabalhador.
período de grandes invenções que revolucionaram a medicina, a eletricidade, os meios de transporte, as guerras; surgimento dos Estados Unidos como grande potência econômica mundial; migração da população das áreas rurais para os centros urbanos; utilização dos motores à combustão (uso do petróleo como combustível);
Os impactos causados pela revolução, principalmente na primeira e na segunda parte, foram os mais variados, como a abertura de buracos na camada de ozônio, a extinção de biomas, o derretimento de geleiras, a poluição de recursos hídricos e do solo, as mudanças climáticas, entre outros tantos.
A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
PRIMEIRA FASE - em termos simples, ocorreu em meados do século XVIII, na Inglaterra. Com a produção, as famílias mudam o estilo de vida (a vida já não seria mais calma). SEGUNDA FASE - ocorreu em meados do século XIX. Com o crescimento de muitas cidades, foram surgindo novas invenções.
quarta revolução industrial