EQST

O Que Lixiviaço E Laterizaço?

O que lixiviaço e Laterizaço? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é lixiviação e Laterização?

São três: lixiviação, laterização e desertificação. Confira explicações na aula em vídeo. ... A lixiviação ocorre em regiões de clima muito chuvoso e é configurada quando a água da chuva leva os nutrientes superficiais do solo. A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro.

O que é o processo de laterização do solo?

Entende-se por laterização o processo de transformação dos solos quando uma camada ferruginosa aglomera-se sobre eles a partir do processo de lixiviação (lavagem da superfície pelo escoamento da água das chuvas) e do processo de intemperismo químico.

O que é solo laterítico?

Os solos Lateríticos, “Later” significa “tijolo” em latim e “Ito” significa material Pétreo, são solos superficiais, típicos das partes bem drenadas das regiões tropicais úmidas, resultante de uma transformação da parte superior do subsolo pela atuação do intemperismo.

O que é Laterização de que forma ela pode prejudicar o solo?

A laterização é um processo de transformação do solo, caracterizando-se como uma expressão de intemperismo químico em regiões de clima úmido e quente. A laterização é um tipo de intemperismo químico que atua principalmente sobre os solos, sendo responsável pelo surgimento de uma crosta ferruginosa sobre eles.

Quais os impactos sobre o solo?

Liberação de gases poluentes; Contaminação dos alimentos que a terra produz; Desertificação; Problemas de saúde pública, entre elas as doenças, como esquistossomose, tétano, doença da lombriga, entre outros.