Deus manda te dizer hoje: Por que te confundes e te agitas diante dos problemas da vida? Deixe que eu cuide de todas as tuas coisas e tudo será melhor. Quando você se entregar a mim, tudo se resolverá com tranquilidade segundo meus desígnios.
verde
de braços abertos, o sacerdote diz: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do Vosso Filho, nós Vos oferecemos, ó Pai, o pão de vida e o cálice da salvação; e Vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na Vossa presença e Vos servir. e o povo aclama:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
vermelho
VERMELHA
O vermelho significa o martírio de Cristo e dos Santos Mártires, que entregaram suas vidas por causa de Cristo. A cor branca representa paz, a pureza e ressurreição de Cristo. O roxo simboliza o luto da Igreja pelo sofrimento de Cristo, sendo utilizada no período da quaresma.
Tempos litúrgicos
O Tempo Comum é um período do Ano litúrgico de trinta e três ou trinta e quatro semanas nas quais são celebrados, na sua globalidade, os Mistérios de Cristo. Comemora-se o próprio Mistério de Cristo em sua plenitude, principalmente aos domingos.
Calendário Da Liturgia Católica 2020
A Liturgia é o culto sagrado que os antigos levitas ofereciam a Deus e que hoje é prestado pelo próprio Cristo, que se fez Sacerdote e Vítima de nova e definitiva Aliança, estendido até nossos dias pela celebração da Eucaristia, que unindo o nosso sacrifício ao de Cristo nos faz também “hóstias vivas”.
A primeira idéia é que a liturgia é o conjunto de rituais no qual a determinada celebração se desenvolve. ... Nesta liturgia, todos são os celebrantes, portanto, os licurgos, os “fazedores”, e o objetivo é atualizar o mistério pascal de Cristo em cada celebração.
O que é Liturgia: Liturgia é a compilação de ritos e cerimônias relativas ao ofícios divinos das igrejas cristãs. É uma palavra que se aplica mais a missas ou rituais da igreja católica.
Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações. ... Organização: a primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece em uma comunidade.
Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.
As pastorais mais conhecidas da Igreja Católica no Brasil são:
Aprofundamento sobre a liturgia católica. Segundo a doutrina da Igreja Católica, a liturgia é a celebração do "Mistério de Cristo e em particular do seu Mistério Pascal", sendo por isso "o cume para onde tendem todas as acções da Igreja e, simultaneamente, a fonte donde provém toda a sua força vital".
São elas: os Ritos Iniciais, o Rito da Comunhão, o Rito da Paz e os Ritos Finais. Os Ritos Iniciais são compostos pela entrada do sacerdote, pelo sinal da Cruz e saudação aos fiéis, pelo Ato Penitencial, pelo Glória e pela Oração da Coleta.
Teologicamente, a missa mais importante é a dominical, pois, na liturgia da igreja, é nesse dia que Jesus Cristo ressuscita. No decorrer do Ano Litúrgico, a maior Missa e mais importante é a que se celebra na noite do Sábado de Aleluia, chamada Vigília pascal, que possui uma estrutura diferente de todas as outras.
Homilias são pronunciamentos litúrgicos, realizados, conforme sua natureza, depois das leituras bíblicas (Liturgia da Palavra), nas celebrações dos sacramentos ou sacramentais. ... Alocuções são falas importantes feitas depois de algum momento de oração, não necessariamente litúrgico.
Homilia é uma prelecção dada por um sacerdote no decorrer de uma missa após a leitura do Antigo Testamento e do Novo Testamento, e antes da recitação do Credo. ... Na prática, a homilia deve ser uma "conversa familiar" do homiliasta com o povo de Deus e a sua Igreja.
1. Discurso sobre assunto religioso pronunciado no púlpito. 2. Prática feita a alguém com um fim exclusivamente moral ou virtuoso.
Significado de Homilética substantivo feminino Eloquência de púlpito, de cátedra; arte de pregar sermões.
Homilética é o estudo da composição e exposição de um sermão ou de outro discurso religioso. Ele inclui todas as formas de pregação, viz., o sermão, a homilia e a catequese de instrução. Ela pode ser definida como o estudo da análise, classificação, preparação, composição e entrega de sermões.
Etimologicamente, homilética se originou a partir do grego Homiletikos, que por sua vez derivou de homilos, que significa “multidão” ou “assembleia do povo”. Este termo acabou por originar a palavra homilia, que quer dizer “discurso com a finalidade de agradar”.