A tríade de Cushing é uma tríade de sintomas que podem ser um sinal do aumento de pressão na caixa craniana (hipertensão intracraniana)....São eles:
A bradipineia, bradicardia e hipertensão encontradas nesse caso constituem a tríade de Cushing. Essa resposta reflexa é causada por uma decorrência da isquemia causada pelo aumento da pressão intracraniana que leva a uma vasconstrição sistêmica e aumento da frequência cardíaca.
A tríade de Cushing se relaciona a hipertensão intracraniana grave. É composta por: Hipertensão arterial sistêmica (níveis pressóricos elevados) Bradicardia (baixa frequência cardíaca)
A hipertensão intracraniana idiopática é caracterizada pelo aumento da pressão dentro do crânio (pressão intracraniana). Ainda não foi determinado o que desencadeia o problema. As pessoas têm cefaleias diárias ou quase diárias, às vezes com náuseas, visão turva ou dupla, e ruídos dentro da cabeça (acúfeno).
Diversas são as causas: Processos com efeito de massa (Tumores, acidente vascular isquêmico ou hemorrágico), encefalite, meningite, trombose de seio venoso, pseudotumor cerebral, entre outras. A HIC é definida como uma elevação sustentada (> 5 min) da PIC para acima de 22 mmHg.
Os principais sinais e sintomas associados ao aumento da pressão intracraniana (PIC) correspondem à cefaléia, náuseas, vômitos e letargia, podendo ocorrer sintomas focais devido a lesões ocasionando síndromes de herniação.
Os sinais e sintomas de hipertensão intracraniana podem incluir:
A PIC está diretamente relacionada ao volume no crânio. Uma elevação acima do normal pode causar uma redução no fluxo sangüíneo, resultando em isquemia ou lesão estrutural, decorrente de compressão ou atrito do tecido cerebral com o crânio, causando complicações secundárias.
Quais são as causas do edema cerebral? Entre outras, são causas de edema cerebral os tumores, os acidentes vasculares cerebrais, os traumatismos cranianos, a ruptura de vasos, a diminuição da concentração sanguínea de sódio, a isquemia , os abscessos , as meningites e encefalites , a hipóxia , etc.
O que fazer para desinchar o rosto
O tronco encefálico é de tamanha importância para o coma e consequentemente para a Morte Encefálica, que em todos os países da antiga coroa britânica exceto EUA, basta a constatação de lesão irreversível do tronco para o diagnóstico de morte encefálica.