Água para injeção é fortemente hipotônica e sua administração na circulação sistêmica causa hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos) e desordens eletrolíticas. Seu uso não é recomendável em procedimentos cirúrgicos.
A solução injetável de cloreto de sódio 0,9% é utilizada para o restabelecimento de fluido e eletrólitos. A solução também e utilizada como repositora de água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica (aumento do pH do sangue) de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.
adjetivo Que pode ser injetado ou deve ser administrado via injeção; próprio para injetar: contraceptivo injetável.
É utilizada para repor água e eletrólitos em caso de alcalose metabólica de grau moderado, em carência de sódio e como diluente para medicamentos.
Soro fisiológico O soro fisiológico é a solução hospitalar mais famosa. Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo.
Material necessário: Bandeja, prescrição médica, frasco de soro, rótulo de soro, equipo de soro, butterfly (ou cateter periférico), esparadrapo tipo micropore (ou cobertura de filme transparente), algodão com álcool, algodão seco, garrote, luvas de procedimento e relógio com ponteiro de segundos.
O Soro administrado durante a cirurgia não engorda, somente hidrata. O Médico Anestesiologista é o responsável para calcular a quantidade necessária de soro a ser infundido em cada paciente.
O soro glicosado a 5%, fornece 17 kcal para cada 100 ml (1 g = 3,4 kcal ), ou seja, aproximadamente, 20% das necessi- dades calóricas normais do paciente.
O soro tem validade de 24 horas após ser preparado. É importante observar se há perda de líquido por meio de diarreia e vômitos.
A glicose é um nutriente facilmente metabolizado pelo organismo para fornecimento de energia, dispensando em alguns casos o uso de lipídios e proteínas como fontes de energia. A solução de glicose é útil como fonte de água e calorias.
Os isotônicos, acrescenta o especialista, são indicados para situações específicas, quando ocorre perda substancial de água e de sais minerais. O principal isotônico conhecido pela população é o soro caseiro, que resulta da mistura de água e sal.
Contraindicações do soro caseiro Pessoas com hipertensão ou diabetes podem fazer o uso, desde que tenham prescrição médica e somente até saírem do quadro de desidratação”, explica Érika Prates Cassiari, professora do curso de biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo.
Porém, é preciso escolher bem a bebida que vai repor os nutrientes perdidos com o calor. Pessoas com diabetes e pressão alta devem evitar qualquer tipo de suco industrializado (como por exemplo o suco em pó) e bebidas isotônicas devido as restrições quanto às quantidades de açúcar e sódio ingeridas.
“A solução salina possui baixos efeitos adversos, sendo assim amplamente utilizada. Entretanto, em pacientes idosos, hipertensos e grávidas o uso deve ser moderado. Deve-se evitar o uso de soluções salinas hipertônicas nestes pacientes”, afirma o otorrinolaringologista Henrique Garchet.