A principal função de um herbário é abrigar fragmentos ou amostras da biodiversidade vegetal. ... O conhecimento sobre a abrangência das características das espécies vegetais é dado pelas informações contidas em herbários. Eles servem de documentação de pesquisas botânicas, especialmente taxonômicas e florísticas.
Herbário é o local onde são preservadas plantas desidratadas (secas), as quais foram colhidas na natureza e formam, agora, uma coleção botânica destinada à pesquisa sobre sua origem e classificação, chamadas taxonômica e florística.
Vamos montar um Herbário?
Para secar as plantas é necessário, no dia da colheita, colocar as plantas entre folhas de jornal para serem prensadas. Existe uma série de procedimentos que deve ser seguida. 1. Colocar apenas uma planta em cada folha de jornal, como indicado na figura 3.
Segure o ferro em cima das flores por 10 segundos. Se você deixar o ferro nas flores por muito tempo, elas queimarão, então conte o tempo e remova o ferro depois de 10 a 15 segundos no máximo.
Seque ervas macias num forno a baixas temperaturas. Você pode empilhar até 5 camadas de folhas se precisar, alternando papéis toalha e ervas. Deixe-os no forno, em uma forma, na menor temperatura possível. Elas podem levar até 8 horas para secar. Vire o botão do forno apenas o bastante para que a luz ligue.
Lave e seque a hortelã. A hortelã deve estar completamente seca antes de você começar. Passe o papel toalha na hortelã para secar qualquer que apresente água visível. Depois coloque-a sobre uma outra folha de papel-toalha e deixe que as folhas e caules sequem por mais uma ou duas horas.
Guardar em um pote: Coloque no fundo do seu pote ou vidro uma camada de papel toalha e só então coloque os ramos de hortelã e cubra com mais uma camada de papel toalha, tampe bem o pote e mantenha na geladeira por até 4 dias.
A hortelã pode ser podada na altura do solo, e nestes casos é preciso deixar 3cm de caule, que garante o rebrotamento. Já a salsinha deve ser podada acima da sua primeira ramificação.
Relativamente a altura do Manjericão detêm uma altura superior a 12 cm; Devido as características anteriores enunciadas o Manjericão está apto para ser colhido. Por isso, para efetuar o corte do Manjericão vai se proceder a uma incisão no caule principal retirando a parte superior da planta e deixando a parte inferior.
Corte apenas os talos das folhas que quer colher e não toque na raiz. Retorne em uma semana e colha as novas folhas grandes. A couve precisa ser colhida rotineiramente. Se não a colher por mais de uma semana, a planta pode ser comida por pestes.
90 dias
Para ter salsinha em casa ou apartamento, semeie a erva em um vaso preparado com uma mistura de terra e húmus de minhoca em partes iguais. Deixe a sementeira à meia sombra, em local que recebe pelo menos algumas horas de sol pela manhã. Regue diariamente ou quando notar que a terra está seca.
Como muitas plantas, a salsinha está adaptada a solos ricos em matéria orgânica, bem drenados, com pH variando de 5,5 a 6,7. É uma planta um pouco rústica, então ela vai conseguir se desenvolver em solos pouco férteis também. Irrigue sempre no início da manhã e final da tarde, de modo a deixar o solo sempre úmido.
Quanto as regas, não são necessárias diariamente, afinal, o excesso de água pode encerrar a vida de nosso querido manjericão. Sendo assim, devem ser efetuadas a cada dois ou três dias, ou então, quando a terra da parte superior estiver seca.
Adubo: diferentemente da maioria das ervas, a salsinha requer um pouco mais de adubo pra que suas folhas fiquem bem gostosas, então alem de providenciar uma terra rica em matéria orgânica na hora de plantar, é bom aplicar fertilizante líquido algumas vezes durante a temporada (chá de confrei, extrato de alga do mar, ou ...
Novas mudas de salsinhas são obtidas através da germinação de sementes. A semente da salsinha demora de 10 a 28 dias para germinar. Neste período é importante deixar sempre o solo úmido. Outra questão importante é você deixar as sementes de molho por 24 horas em água na temperatura ambiente.
E se a gente quiser que as folhosas, como a couve, cebolinha, salsa, almeirão, alface e a rúcula – essa, a queridinha aqui de casa – fiquem lindas, macias e viçosas? Aqui, o melhor é plantar na lua nova.
A samambaia exige muito cálcio, então faça ou compre um adubo orgânico com esse elemento em destaque, que pode ser a partir de farinha de ossos, cascas de ovos ou torta de mamona.
Procure um lugar de meia sombra, onde não bata o sol forte do meio-dia. Se você mora em casa e tem um puxadinho ou uma garagem fresca e clara, pode apostar que ela vai curtir. Tome cuidado para escolher um canto longe de correntes de vento, que desidratam a planta e fazem as folhas caírem. Mantenha o vaso úmido.
Como as samambaias sao plantas que apresentam muitas folhas, seu crescimento é acelerado após a adubação. É importante que após o enchimento do vaso, seja feito o corte ou separação das mudas, para que esse crescimento nao sufoque as novas brotações.
Borrife água nas folhas nos dias quentes,frios e secos. Principalmente quando a umidade so ar estiver muito baixa 2. Mantenha em local muito iluminado. Samambaias gostam de luz indireta ou de solzinho fraco da manhã.