Nível de evidência representa a confiança na informação utilizada em apoio a uma determinada recomendação. No sistema GRADE, a avaliação da qualidade da evidência é realizada para cada desfecho analisado para uma dada tecnologia, utilizando o conjunto disponível de evidência6.
Evidência indireta ou circunstancial, que se apresenta quando não há suporte direto para um fato e sua existência deve ser provada mediante outros fatos, como por exemplo, se o sistema de controle interno é considerado bom, então a informação corrente emanada desse sistema também é boa.
Evidências de auditoria validade: deve dar credibilidade e suporte à conclusão do auditor; relevância: deve ter relação com os objetivos da auditoria; objetividade: deve ser objetiva e respaldar as conclusões do auditor de forma mais profunda do que a simples aparência.
O sistema GRADE atribui níveis de evidência e classifica a força da recomendação para questões em saúde. O nível de evidência representa a confiança na informação utilizada. No sistema GRADE, a avaliação da qualidade da evidência é realizada para cada desfecho analisado utilizando o conjunto disponível de evidência.
Avaliação da qualidade metodológica dos estudos A avaliação da qualidade dos estudos indicará a confiança que se terá nos resultados da revisão. Esses podem estar sistematicamente diferentes da realidade que se quer retratar devido a três principais fontes de viés: seleção, aferição e confundimento.
Para além dos aspectos formais, a qualidade metodológica de uma RS representa o quão bem ela foi conduzida, isto é, a sua validade interna.
O protocolo deve conter as estratégias metodológicas para execução da revisão sistemática e devem conter ao menos as seguintes informações: a estratégia de busca para identificar artigos de interesse,12 critérios de elegibilidade,4 dados que serão extraídos,4 as variáveis de interesse, análise dos dados e as formas ...
Identificar quaisquer falhas/erros no artigo (técnico e/ou apresentação). Confirmar que, na sua opinião, este é um trabalho original (sem plágio e sem resultados já publicados). Prover crítica construtiva aos autores, para que estes possam melhorar o artigo.
Tente expor claramente os pontos fortes e fracos do artigo de forma a dar subsídios à escolha dos artigos aceitos e rejeitados. Indique se as deficiências do artigo podem ser facilmente resolvidas em questão de horas de trabalho ou se demandariam várias semanas ou meses de trabalho.
A metodologia é parte integrante de todo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Também chamada de metodologia científica, seu objetivo é explicar todo o conjunto de métodos utilizados e o caminho percorrido desde o início até a conclusão do trabalho de TCC.
2) Antes de começar a escrever é bom fazer um plano O propósito do esboço é dividir a escrita do artigo inteiro em um número de tarefas menores. Um bom esboço organiza os vários tópicos e argumentos de forma lógica. O esboço permite identificar lacunas no trabalho antes da escrita do artigo.
Avaliação por critérios
Postura; espontaneidade, movimentação; entusiasmo; autocontrole; dicção; pronúncia; entonação; ritmo; clareza da exposição e das explicações; uso de recursos motivadores.
As perguntas mais frequentes das bancas de TCC
A banca do TCC é formada por uma comissão de professores avaliadores. Seu papel consiste em determinar se o aluno atingiu um desempenho satisfatório na elaboração da pesquisa. Para isso, verificam-se pontos tanto no relatório escrito quanto na apresentação oral do trabalho.