A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da lingüiça, da picanha etc. Como não existe gordura no mundo vegetal - somente óleos - foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida.
Essas gorduras são feitas á partir de um processo na indústria chamado de hidrogenação, nele, o óleo vegetal é bombardeado por outras moléculas, que junto com o ambiente de alta pressão, muda a estrutura do óleo, transformando-o de líquido para uma gordura sólida.
Acontece com a gordura vegetal hidrogenada um processo de solidificação de óleos vegetais, feita através da inserção de bases hidrogenadas (hidrogênio) neste óleo, que agora deixa de ser líquido e se torna sólido. ...
Alimentos que possuem gorduras trans e como substituí-los
Após a hidrogenação, o óleo é designado «parcialmente hidrogenado» na lista de ingredientes do pacote do alimento, significando que contém gorduras trans. O objetivo do governo é prevenir as doenças cardiovasculares.
Significado de hidrogenado Combinado com o hidrogênio. Que contém hidrogênio.
Chocolate hidrogenado No processo de fabricação, a manteiga de cacau é substituída por outra gordura vegetal, como óleo de babaçu e palma. Esse tipo de chocolate não precisar passar pela temperagem. Ele resiste bem às mudanças de temperatura e calor e costuma ser usado para fazer decoração de bolos e doces.
A hidrogenação converte os óleos vegetais líquidos e insaturados em gorduras sólidas e mais estáveis à temperatura ambiente, produzindo um tipo de gordura conhecida como “ácidos graxos trans” ou “gordura trans” (vocábulo = transversal que é resultado da reação química provocada pela adição do hidrogênio na gordura que ...
Os ácidos graxos trans são formados durante a hidrogenação dos óleos vegetais. A gordura hidrogenada é obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais, formando uma gordura de consistência mais firme. ...
Margarina e gordura vegetal são produtos onde, através de uma (mega) manipulação química, foi possível transformar uma gordura liquida (óleos vegetais) em sólida. São gorduras pensadas para um determinado fim, e por isso são chamada de “designer fats”. Margarina é, assim como a manteiga, uma emulsão de água, óleo e ar.
A gordura vegetal hidrogenada, novamente, pode substituir a manteiga ou margarina em uma receita de cobertura. Como ela pode ser mantida em temperatura ambiente, você não terá que esperar para usar, ao contrário da manteiga.
Tanto óleos quanto gorduras podem apresentar origem vegetal ou animal e derivar de grãos (soja, milho, algodão, etc) ou frutos (oliva, coco, dendê). Os azeites são obtidos pela prensagem da polpa de frutos, como a azeitona e o dendê, enquanto que os óleos são extraídos de grãos oleoginosos.
Trata-se de óleos extraídos de plantas, como o óleo de girassol, o de gergelim, o de linhaça, entre outros. Estes óleos são benéficos porque grande parte de sua composição é gordura insaturada, a chamada “gordura boa”, que ajuda o coração a funcionar perfeitamente. Tais óleos também são livres de colesterol.
Para que servem as gorduras vegetais? Elas são usadas para modificar a textura dos alimentos, por exemplo, dar aquela 'crocância' naqueles que são submetidos à fritura. Outra razão é que as gorduras vegetais aumentam o prazo de validade dos alimentos.
O primeiro passo para a boa fritura é que o óleo esteja limpo. “Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura”, indica Lucas Silva Santana, do Temaki Fry.
Imagem: iStock Fontes de gorduras insaturadas, os óleos vegetais são os ideais para frituras de imersão. Eles chegam a uma temperatura tão alta que secam a superfície do alimento e por isso promovem crocância na batata frita, pastel ou bolinho de chuva.
As gorduras vegetais foram "criadas" para substituir as animais, reduzindo o custo dos alimentos industrializados. Nunes esclarece que na verdade, não existem gorduras vegetais, mas óleos. ... Normalmente, a gordura saturada vem de origem animal e da gordura de coco (exceção) e os óleos são normalmente de origem vegetal.
A diferença entre gordura e óleo vegetal pode geralmente ser descrita pela viscosidade à temperatura ambiente; as gorduras são sólidas e os óleos são líquidos. ... Pode parecer óbvio que frituras feitas com óleo vegetal são mais saudáveis do que se fossem feitas com óleo animal, como banha ou manteiga.
As gorduras insaturadas são as boas para a saúde, e podem ser encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal como azeite de oliva, óleo de soja, de girassol ou de canola, castanhas, nozes, amêndoas, linhaça, chia ou abacate.
Quais alimentos são ricos em gorduras boas?
10 alimentos ricos em gordura que você pode (e deve) incluir na sua dieta